Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XL. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XL. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 15 de março de 2011

Apesar de atrasada resolvi enviar, composição ou mistura de cadernos depende do ponto de vista

sexta-feira, 4 de março de 2011

CHALLENGE XL_DOIS CADERNOS; DUAS CAUSAS


Em todos os meus trabalhos desta série de hoje, finalmente, utilizei dois cadernos da Laloran com lombadas que me são particularmente queridas. Ambos os cadernos têm dimensões diferentes que não couberem no meu scanner.Por conseguinte, preferi dar maior peso e relevo à configuração humana. Como justificação digo que desde longa data,tenho vindo a conhecer um dos elementos mais activos nestas página da USKP ( pela quantidade de trabalhos, quer pela diversidade de assuntos e participações várias). Por mim vou olhando e estudando as simples linhas e contornos dos desenhos que aqui desse modo constante vão apresentando.
Útilizei técnica mista.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Num serão bem passado entre amigos, o Vicente e eu resolvemos fazer um desenho em conjunto, juntando os nossos cadernos. Um desafio adicional, conciliar dois estilos com um toque de cor.

terça-feira, 1 de março de 2011

Respondendo ao challenge XL


Como a custódia de Belém saiu incompleta, desenhei o topo no Laloran. É também uma maneira de relacionar Encontros USKP.

Um sketcher da Maria Celeste

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

XI Encontro, MNAA


Tenho sempre vários cadernos "no activo".
Apetece-me variar o formato, o papel, a encadernação... mas não é costume dividir o desenho por dois cadernos. Foi mesmo só para o challenge.
Caderno Laloran 13x14 e caderno Moleskine 9x14 aguarela.
Foi uma tarde agradável, o XI Encontro!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Challenge XL - dois cadernos

Challenge XL - Atelier

1 caderno Laloran 14x14cm, 1 caderno Daler Rowney 10,2x15,3cm, pastel seco, waterproof drawing pen e tinta da china
São as cores como nas pedras
ainda agora quem sabe
o ruído que elas fazem o
som. São
as palavras para dizer isto
começa
Tive fome. Comi Os
sapatos estavam-me um pouco apertados. Além disso
não havia o silêncio necessário para a digestão.

António Tavares Manaças excerto de «O Som»
do livro «Estar ou a Cabeça na Barriga», Forja, 1981

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Challenge XL

Baseado no trabalho fantástico do Wil Freeborn, eis o desafio para os próximos 15 dias:

Faz uma composição com dois cadernos (dois é o mínimo... usa quantos quiseres!)
Podem ter dimensões diferentes.
O tema e a técnica são livres.