Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina16. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina16. Mostrar todas as mensagens

domingo, 12 de abril de 2020

WebOficinas #15, #16 e #17

#weboficina17

#weboficina16

#weboficina15
Aqui fica a minha participação relativa aos últimos desafios!
Do desafio da palete reduzida, à linha, à composição e cor diverti-me (e aprendi em todos).
Obrigada à Manuela, ao Bruno e ao Hélio!
Uma Páscoa Feliz a todos e bons desenhos! 

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Web Oficina "A Paleta Reduzida"

Mais ou menos a proposta da Manuela Rolão.
Cores usadas: Azul Ultramarino (Schmincke), Vermelho Cádmio (W&N) e Amarelo Cádmio (W&N).

WebOficina 16. Paleta Reduzida.

A água foi tanta que o scanner não apanhava cor nenhuma. Tive de lá voltar com as aguarelas, mas sempre com as mesmas três cores. Obrigado Manuela Rolão.

Weboficina16 _ O meu frigorífico está de quarentena

Manuela, não usei papel para aguarela e julgo que podería ter tirado maior partido intensidade cromática caso o tivesse feito. Abri o meu frigorífico e desenhei-o a abarrotar, logo após o talho por aqui ter passado e a frutaria também. É certo que não devemos armazenar de forma exagerada, no entanto devemos manter-nos em casa e evitar grandes movimentações e interações com o exterior. Acho que o exercício me ajudou a reforçar a ideia da quantidade de elementos armazenados. Usei o azul como cor predominante para reforçar a ideia de «temperatura» no interior deste eletrodoméstico que é diariamente facilitador e, em tempo de covid-19, é quase mágico. Obrigada, gostei da tua webOficina.

Paleta reduzida da Manuela Rolão



Aqui há uns tempos a Manela ofereceu-me uma versão da sua paleta mágica. Embora a use às vezes não me converti ainda muito embora considere que é uma optima forma de não andar com a "casa às costas". Obrigada pelas dicas. Foi muito divertido.

"Paleta reduzida"- Web Oficina com Manuela Rolão






 Que boa ideia, Manuela, estas cores para nos animarem!

Não abri uma porta dentro de casa, mas abri a janela da cozinha com vista para os Laboratórios Delta, edifício em primeiro plano  e quinta das Flores, urbanização no plano de fundo.

Weboficina 16 - A Paleta Reduzida

As cores do quarto da Carolina, agora em casa...

Paleta reduzida, as cores de que eu gosto


Paleta reduzida


quarta-feira, 8 de abril de 2020

Paleta reduzida

Confesso que a minha paleta é tudo menos reduzida, pelo que é um grande desafio para mim usar só três cores.
Mas desafio aceite, fui buscar as minhas aguarelas japonesas e tentei encontrar as três cores primárias e responder ao desafio! Obrigada Manuela!



Cores: weboficinas #16


Obrigada Manuela para esta oficina, gostei muito! O azul não se nota muito no desenho, mas paciência! Sempre a aprender.

Paola 

Paleta reduzida


Web Oficina 16 com Manuela Rolão


WEB OFICINA 16: A PALETA REDUZIDA


Bom dia!
A minha proposta é: vamos trabalhar apenas com 3 cores e fazer todas as outras!

1.Na vossa caixa de aguarelas (ou por entre os vossos tubos de aguarela), procurem as mais próximas das cores primárias (amarelo primário, magenta e azul ciano). Ao contrário do guache, não é possível comprar aguarelas com estas cores.
Assim, tenho feito vários kits destas 3 cores para minha utilização, com várias marcas, usando cores aproximadas. Com Van Gogh, usei o amarelo limão permanente (254), o rosa quinacridone (366) e o azul cerúleo (535). No nosso evento dos 10 anos UskP, comprei um conjunto de White Nights de amarelo limão (214), rosa quinacridone (324) e azul cobalto (532) mas ainda não as experimentei.
No exemplo que vos apresento, usei a marca Sennelier com as cores amarelo cádmio limão (535) , vermelho carmim (635) e azul ceniza (344).

Quais as vantagens de usar apenas 3 cores? (para mim, é claro!)
- o desafio de ter de fazer as misturas para obter as cores e tons desejados.
- conseguir uma gama de cores e tons muito ampla.
- obter uma pintura em que as cores estão em harmonia (pois feitas a partir de apenas 3, de modo que todos os tons usados se relacionam entre eles em termos cromáticos).
- ser ecológico: a prática do refill!
- não precisar de saber aqueles nomes todos das cores... 😁

Se quiserem criar o vosso próprio kit: usem um blister de comprimidos, encham 3 compartimentos com as cores e deixem ao ar, durante uns dias, para ficarem com uma consistência mais seca/ rígida. Depois, é só arranjar uma caixinha, um pouco de papel de cozinha e um pincel com reservatório de água.

2. Diz que é uma espécie de círculo cromático!
(proponho esta organização das páginas mas deixo ao vosso critério)
No topo da página da esquerda do vosso caderno, pintem as cores que escolheram para ponto de partida (as vossas cores primárias). Se souberem os nomes, escrevam-nos.
Por baixo deste reduzido catálogo de cores, a proposta é simular um círculo cromático, feito de uma maneira muito lúdica: molhar bem o pincel em água e “pintar” uma circunferência com alguma espessura. Colocar um pouco de cada cor sobre a água a distâncias mais ou menos iguais umas das outras. Rodar o caderno com cuidado de modo a que os pigmentos deslizem na água e comece a dar-se a sua mistura. Evitar intervir com o pincel. Deixar acontecer. Escrever apontamentos/ comentários ao resultados.

3. As cores primárias duas a duas vão dar mais três – as secundárias.
Pintar com água três círculos – fazer um de cada vez: no primeiro, colocar um pouco de amarelo e de magenta, no segundo, um pouco de amarelo e de azul e no terceiro, um pouco de magenta e azul. Rodar o caderno de modo a que as cores se misturem só pelo movimento da água. Escrever apontamentos/ comentários ao resultados.

4. Vamos fazer uma gama de tons,  através da mistura de duas cores. Escolher duas das cores primárias. Usar  uma superfície para fazer a mistura. À cor mais clara das duas, ir juntando um pouco da outra. A cada acrescento, pintar no caderno. Exemplo: amarelo e azul – a gama irá de um amarelo esverdeado até um verde azulado. Escrever apontamentos/ comentários ao resultados.


5. Vamos manchar e finalmente desenhar!
Na página da direita, com lápis, desenhar o contorno do espaço deixado por uma porta aberta (ou janela). Com o pincel molhado em água, pintar essa superfície. Por água q.b. para que haja movimento. Sobre a água, colocar, quase sem tocar com o pincel no papel, um pouco de cada uma das três cores primárias, rodando depois o caderno para concretizar a mistura e preencher com cor todo o espaço da mancha de água. Pode ser um processo lento mas divirtam-se a ver as misturas acontecerem. Deixar secar. Sobre  a bonita e translúcida mancha, desenhar com caneta o que vêm para lá da porta (ou janela). Divirtam-se!


(A vantagem de deixar as cores se misturarem sem a intervenção do pincel sobre o papel: a mancha fica uniforme, homogénea. Foi um segredo que aprendi com o Mathew Brehm no Porto: ele explicou que o pincel molhado ao ser esfregado no papel pode libertar alguma das suas fibras. Água e fibras misturadas com os pigmentos da aguarela cria uma espécie de lama, o que torna menos bonita a mancha.)


Amanhã, como há pausa nas web oficinas, façam um trabalho de casa: experimentem obter cinzentos quase pretos misturando as 3 cores. É interessante pois podemos fazer um cinzento mais para o azulado ou um cinzento avermelhado (mais quente ou mais frio)... enfim, bonitos tons!

E não se esqueçam de publicar com as hashtags #weboficinas #quarentenadesenhada e usar no blog a etiqueta weboficina16.