Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Matilde Reis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Matilde Reis. Mostrar todas as mensagens

domingo, 28 de janeiro de 2018

Vamos desenhar com os manos




Ontem encontrámo-nos no Carmo, na primeira sessão de Vamos desenhar com… deste ano. Ano novo, sketches novos, e tudo seria diferente. Para começar, o percurso seria sempre fora das paredes do Museu Arqueológico do Carmo, e a vontade de desenhar era grande. Alguns sketchers vinham do Palácio Foz e já tinham feito lindos desenhos da escadaria sumptuosa e das profundezas da abadia.

Fizemos um folheto que deixamos aqui.
A apresentação também pode ser consultada aqui.



Levámos o percurso de desenho a votação na plateia e fizemo-nos à calçada: desenharíamos as escadas da igreja do Sacramento, logo ali ao virar da esquina. No final, os desenhos cobriam uma mesa, e não faltavam estilos diferentes. Apenas o gosto pelo desenho nos unia, e isso bastava.

Esta tarde foi só o começo de um grande ciclo que se avizinha: no próximo mês, no dia 24, será a vez de Desenhar com Ana e Mário Crispim. Vai ser imperdível!



domingo, 21 de janeiro de 2018

Vamos desenhar com... os manos!

Serão todos bem-vindos a participar no próximo encontro 'Desenhar com...os manos (Tomás e Matilde Reis) que terá lugar no próximo Sábado, 27 de Janeiro, pelas 15h00, no Convento do Carmo em Lisboa.
Estes são alguns dos esboços previamente feitos no local.