Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta transumância. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta transumância. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Transumância

Há hora do almoço faz-se um razoável intervalo com o enorme piquenique (é mesmo uma grande almoçarada), as bandas de música, os contadores de histórias e outras animações.
Entretanto o gado aproveita para descansar, longe do barulho e disperso pela campina.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Transumância

No intervalo para o almoço (aliás grande almoçarada) sucedem-se os programas.
São os contadores de histórias, os concertos, convívios e encontros.
É também ocasião para uma cena comovente. Depois de uma cuidada explicação pelo Técnico da CERVAS, Centro de Ecologia, Recuperação e vigilância de Animais Selvagens, é devolvida à natureza uma águia de asa redonda (buteo buteo) que em borracho caiu do ninho, foi recolhida (sem capacidade de sobrevivência selvagem) por alguém que a levou ao Centro de Recuperação da CERVAS. Depois de crescida e devidamente ensinada por técnicos habilitados estava pronta para a liberdade. E foi o momento escolhido para isso.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Transumância

Os SIGILATA  que acompanham a Transumância na Serra da Estrela e vão animando os intervalos.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Transumância

Durante o caminho ninguém pára quieto. Nem os rebanhos nem os pastores nem os acompanhantes.
O desenho é feito de um bocadinho aqui e um bocadinho ali, que a memória não chega para tudo.



quarta-feira, 4 de julho de 2018

Transumância

Apesar das interrupções para descanso dos Rebanhos, dos Pastores e dos Acompanhantes, a Transumância faz-se caminhando serra acima.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Transumância

Quem manda na Transumância são os Pastores. Eles é que sabem e eles é que estabelecem os horários as velocidades e os ritmos. Mas quem manda nos Pastores são as ovelhas (Onde é que eu já ouvi isto...?). Quando é preciso descansar todos descansam e lá ficam os Pastores num desequilíbrio equilibrado pelos varapaus.

Transumância III

A tarde foi mais descontraída, embora a maior parte do tempo fosse ocupada com convívio, contos e musica. Daqueles sons que libertam os espírito numa partilha de melodias e palavras quentes, lembrando debaixo de um céu infinito algo primitivo, cheio de calor humano, que nos liga e lembra de como sentimos o sangue pulsar nas tristezas e sorrisos desta existência.


Transumância II

Desenhos da manhã, desenhando e andando.
Uma bela caminhada entre as brumas e o negro das árvores, na sua grande parte ardidas...
A atmosfera merecia detalhes de uma hora e a magia da aguarela, mas tinhamos três rebanhos que não paravam e mesas mais acima na aldeia, cheias de iguarias da serra para degustar. :D





domingo, 1 de julho de 2018

Transumância

De novo lá fomos, serra acima, por entre rebanhos e Pastores.
Uma fantástica organização das ALDEIAS DE MONTANHA e CM Seia.
A chuva e o vento dificultaram um pouco mais o desenho...

Transumância I

Preparação para a transumância, o vale de Seia deixa-se inundar por uma nuvem espessa de chuva, a paisagem é agora uma nuvem pontuada por pequenos pontos de luz incandescentes ao longo das estradas vazias...
A manhã acorda serena