Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Alfeite. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Alfeite. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ainda o Alfeite


Um pouco atrasado, mas como mais vale tarde do que nunca, aqui vai um (dos poucos) desenhos que fiz durante o encontro. Não é submarino nem é fragata, é um cargueiro, o Bérrio, nome de uma das caravelas de Vasco da Gama que descobriu o caminho marítimo para a Índia.

domingo, 25 de setembro de 2016

Desenhos de baixo de água GLUP!




Dia 10 de setembro conforme combinado à hora marcada, lá saímos nós para desenhar a Base Naval do Alfeite. Ia num misto de ansiedade (vou sempre) e com muita curiosidade. Moro a 500 metros deste espaço e nunca lá tinha entrado. Aquele longo muro imponente era diariamente um misto de curiosidade com um respeito quase bloqueador.
Começámos por assistir a uma apresentação, que pelo menos para mim ajuda muito a arrancar o tema.
Seguimos para o submarino Arpão e para a Fragata F330. Pessoalmente adoro este tipo de desafios que nos atira quase literalmente para fora de pé, quer como cidadão comum quer como sketcher.
Não consegui desenhar muito, estive muito tempo parada ultimamente, mas serviu para voltar a apaixonar-me por este mundo, o dos desenhos, porque pelo mundo do Alto Mar é deles. E muito bem.


domingo, 18 de setembro de 2016

O meu "caderno debaixo de água" - Alfeite

Com o tema "cadernos debaixo de água", este foi um dia muito bem passado e um grande encontro de urban sketchers.
Tantas coisas para desenhar que foi difícil escolher...
Aqui ficam alguns dos registos que consegui fazer. 
Obrigada Fernanda Lamelas por esta excelente iniciativa.

O primeiro desenho do dia:

Uma das "mascotes" que encontrei dentro do submarino :) :


Na fragata:

E para acabar...


quinta-feira, 15 de setembro de 2016

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Alfeite



Uma iniciativa inesquecível- queremos mais.

Base Naval_ Alfeite

A Base Naval do Alfeite é, sem dúvida, um local para horas intermináveis de desenho!
O tempo foi escasso para processar tanta informação!


A visita ao interior de um submarino, era só por si, uma oportunidade única!


No interior do submarino Arpão e ao longo de todo percurso, fomos encontrando malinhas cor de laranja, penduradas nos mais variados locais. Intrigava-me qual seria a sua função.
Mais tarde foi desvendado o mistério...continham óculos e máscaras para protecção em caso de emergência.


De tarde, fomos para uma área dominada por navios de grande porte.
O tom cinza azulado e a escala monumental criavam um forte impacto visual!

Tivemos o privilégio de entrar num deles, o NRP Vasco da Gama.
Grandiosidade e áreas amplas! Contraste total com o submarino da parte da manhã!
Duas experiências de espaço completamente opostas no mesmo dia!

A visita guiada continuou, mas este emaranhado de cordas (ou melhor, cabos!), a sombra e o fresquinho fizeram com que eu ficasse por ali a desenhar.
Foi pena não ter visto o resto....mas há que fazer opções!

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Alfeite (Tarde)

Depois da fantástica experiência dentro do submarino Arpão fomos almoçar à messe dos oficiais. O edifício era interessante mas a fome apertava. Não houve desenhos. Apenas tempo para dar cor aos desenhos da manhã.
Depois de almoço seguimos para o cais 3 onde estavam as fragatas Vasco da Gama e Bartolomeu Dias, os nosso maiores navios da marinha. Segui até ao fim do caís para os olhar bem de frente. O desenho seguinte foi o último do dia mas foi sentido assim que cheguei ao fim do caís. Pensei: "Não me vou embora daqui sem desenhar a proa de um destes". Por isso já no fim do dia apressei o passo e segui até ao final do cais para fazer o desenho.
Durante a tarde houve tempo para visitar a fragata Vasco da Gama, conversar com os marinheiros que nos acompanharam e desenhar o seu interior. Uma nota muito positiva para todos os responsáveis que foram impecáveis. O meu muito obrigado para eles.

Achei os corredores muito interessantes. Levam-nos para outra dimensão.

Na esquerda desenhei os anti mísseis por me parecerem quase uma escultura. Na direita desenhei parte da Fragata Bartolomeu dias. 


Encontro no Alfeite








Cadernos Debaixo de Água

NRP Corte Real

Fire and (don't) forget



Muitas coisas para ver, muito pouco tempo para se aproveitar delas. Por além do usual ( a companhia, a hipotese de entrar en lugar difícil, as tais coisas para ver) gostei das coisas para ler, ou ouvir. As armas têm nomes de bichos, mais ou menos míticos. Até nos cruzamos com um gerador chamado Brigitte Bardot e gostava de conhecer a história desta denominação.

Alfeite - 10 Setembro 2016

Encontro absolutamente fantástico, bem organizado e com memórias que vão permanecer para sempre :-) O único senão foi o tempo para desenhar. Entre admirar tudo e desenhar, eu acabei por escolher o admirar.
Obrigada a todos pela organização e pelo convívio. Bem hajam!

Neste encontro, estreei-me no uso de aguarela para além do lápis e caneta que muito utilizo.
Não saíram mal mas tenho ainda muito para praticar e aperfeiçoar. A aguarela era o que me faltava experimentar a nível de pintura depois da tela, parede, cerâmica, plástico e tecido.