Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 64. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Encontro 64. Mostrar todas as mensagens

sábado, 30 de janeiro de 2021

Visita Virtual | 64ºEncontro desenho em Diários Gráficos

 Hoje foi dia de participar na Visita Virtual | 64ºEncontro desenho em Diários Gráficos, organizado pelos USKP Açores. Foi uma visita interessante à exposição Vida, Modos de Usar, no Museu Carlos Machado, da cidade de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel.







Visita Virtual | 64ºEncontro desenho em Diários Gráficos

Ora acabámos agora mesmo a visita virtual por zoom meeting, a minha primeira vez a participar num encontro neste formato!

Fiz os desenhos meio em caderno meio no ipad, aqui o confinamento deixou-me desprevenida de materiais... já não tenho mais cadernos (desgraça!!!) livres.

Partilho aqui os desenhos e já agora pergunto: os urbansketchers são contra os desenhos no ipad? 


caderno pagina 2









quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Visita Virtual | 64ºEncontro desenho em Diários Gráficos

Este encontro consiste na experiência de uma visita virtual à exposição Vida, Modos de Usar, Ensaios sobre a s doações dos últimos 10 anos onde «Os objectos doados ao museu nos últimos 10 anos gravitam à volta da casa. São, na sua maioria, não objectos extraordinários, mas sim objectos do um lado, contam uma história da vida privada; por quotidiano que se abrem a múltiplas leituras. Por ou menos reveladas. É destas duas dimensões que outro, encerram memórias e cargas afectivas mais doação, no intuito de resgatar estes objectos da deriva o seu valor e são elas que incitam o gesto da perda e do esquecimento.» MCM

Para que se cumpra o nosso manifesto que alerta para o desenho presencial,
podemos registar também alguns elementos exteriores ao ecrã incluindo deste modo o espaço envolvente, integrando assim a experiência de uma visita virtual.

Sugestões: 
• Tirar notas informativas de aspetos referidos pelo guia.
• Explorar a relação entre o guia e o espaço do Museu.
• Captar as relações de escala dos elementos que se apresentarem no espaço (os próximos com os mais afastados).
• Sobrepôr ou reunir num mesmo desenho elementos diferentes que pertençam a diferentes espaços ou temáticas propondo outras narrativas .

Materiais: 
O que preferirem, mas sugerimos que diferenciem o registo da visita do registo dos elementos exteriores ao ecrã dando ênfase à experiência virtual.

Então não se esqueçam, 30 jan. 2021 10:30 da manhã Açores, Visita Virtual - Urban Sketchers.
Para entrarem na reunião Zoom deixamos aqui o link:

Confirmem a vossa presença por mail para acederem à senha de acesso
(urbansketchersazores@gmail.com)

Inscrevam-se e até breve!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

LAST CALL - Exposição "Urban Sketchers na Montra do Peugeot City" até Sábado!

Para quem ainda não viu não percam a oportunidade de ver de perto a exposição "Urban Sketchers na Montra do Peugeot City" que está patente até dia 15 de Novembro - sábado! Está espetacular!

Peugeot City - Santogal Lisboa
Avenida da República, 32B
Lisboa
peugeotcity.peugeot.pt

E dizem vocês "Ah está bem Carla mas isso és tu que dizes, e tu és suspeita" Pois está bem têm razão, mas não sou só eu que digo. Vejam os recortes da imprensa! Blog Xá das 5, Lusomotores, Blog Trendy Mind, Velocidade Online, Marketeer, Turbo.
Não faltam razões. Apareçam, levem postais impressos para recordação e deixem a vossa mensagem no livro de presenças!
Boa sexta feira.
 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Inauguração Exposição - 64º Encontro USKP Montra do Peugeot City

Apesar de ser sexta feira.
Apesar de jogar o benfica.
Foram muitos os que rumaram ao numero 32 da Avenida da República. Houve desenhos (muitos), cadernos, boa conversa, musica francesa e claro...croissants com Nutella.
Para quem não pode estar presente, a exposição espera por vocês até dia 15 de Novembro.
Totalidade das fotos aqui.

Mais uma vez, obrigada a todos!












quarta-feira, 29 de outubro de 2014

64º Encontro Diários Gráfico - Peugeot City

Este mês faz 4 anos que faço parte desta família gigante que são os Urban Sketchers.  Já conheci gente maravilhosa, já conheci pessoas que admiro muito e dava um dedo (do pé) para desenhar como eles, mas o mais importante de tudo é a forma como se vê o mundo. Eu sei que o Mário tem os olhos castanhos porque já o desenhei, eu sei que o Palácio Viuva Gomes em Almada é assimétrico porque já o desenhei, eu sei que desenhar ovos e desenhar pedras é difícil e um bom exercício porque olho para eles com olhos de observadora.

Nestes 4 anos já tive o prazer de implementar dois projectos na minha marca com os USKP - o encontro de desenho no Museu do Caramulo e agora o 64º encontro de desenho no Peugeot City.
 O encontro aconteceu no passado dia 18 de Outubro em plena Av. da Republica e até o nosso fotografo sentiu o espirito e disse que por momentos... "havia tanto silencio". E por momentos o tempo pára mesmo. E conseguimos estar 3 horas, sozinhos mas tão acompanhados, só nós e um papel. 
O resultado pode ser visto nesta sexta feira às 18h30 no espaço Peugeot City da Avenida da Republica e eu gostava muito de vos ver para lá.
Estamos a preparar a exposição com muito carinho e só faz sentido quando partilhada convosco.
Partilho convosco algumas fotos do dia, o cartaz do evento e também a noticia que saiu hoje na Marketeer
 ;)








Mais fotos aqui.
Obrigada a todos!

 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

64º Encontro de diários gráficos


O 64º encontro de diários gráficos será memorável!

Desafiados pela Peugeot, vamos desenhar os carros da marca espalhados pela Av. da República de lado, de frente, de cima, por baixo, como cada um quiser!

E mais uma vez um encontro nosso resultará numa exposição: de finais de outubro até finais de novembro.

E como se não bastasse, a Peugeot ainda contribui com um donativo para a nossa Bolsa para o correspondente português no Simpósio Internacional. Fantástico não é? 

Agora só falta enchermos a Av. da República de Urban Sketchers e fazermos deste um dos encontros mais concorridos de sempre. O nosso recorde são 200 pessoas a desenhar juntas. Será que desta conseguimos melhor?

Inscrevam-se para o encontro através do nosso mail: diariosgraficos@gmail.com