Na festa da Transumância, em Seia, permitem que se acompanhe os pastores e as suas ovelhas na subida à Serra da Estrela, onde eles permanecerão até quase ao fim do Verão.
É uma experiência única, pela sua autenticidade, que nos mostra vidas e realidades tão distantes das nossas e é como um mergulho nas práticas ancestrais que estes pastores conseguem manter tão vivas e enraizadas ainda nos dias de hoje.
Nas primeiras horas, de manhã cedo, um nevoeiro intenso abateu-se sobre a encosta e tudo era tão bucólico que parecia irreal - coisa que os meus pobres desenhos, (não só por serem feitos em andamento), nunca conseguiriam captar
Pena é que todo o percurso, sem excepção, seja acompanhado de árvores e arbustros queimados que nos evocam realidades tão tristes
É uma experiência única, pela sua autenticidade, que nos mostra vidas e realidades tão distantes das nossas e é como um mergulho nas práticas ancestrais que estes pastores conseguem manter tão vivas e enraizadas ainda nos dias de hoje.
Nas primeiras horas, de manhã cedo, um nevoeiro intenso abateu-se sobre a encosta e tudo era tão bucólico que parecia irreal - coisa que os meus pobres desenhos, (não só por serem feitos em andamento), nunca conseguiriam captar
Pena é que todo o percurso, sem excepção, seja acompanhado de árvores e arbustros queimados que nos evocam realidades tão tristes
E se esta festa é, acima de tudo, uma homenagem aos pastores - que se apresentam impecáveis nos seus trajes de burel, e exibem com orgulho os seus rebanhos, de centenas de animais que muitas vezes dispersam e que os cães ajudam a juntar. - também eu os quis então homenagear no meu caderno.
Pus o resto dos desenhos no meu blogue. Se tiverem cuiriosidade podem espreitar AQUI



