Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XLII. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Challenge XLII. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Ainda no Challenge anterior...

Vai uma imagem de um palacete aqui da terra dos meus pais... Do sec XVIII, foi construídos por aquele aquem na terra chamavam de "o africano" e serviu posteriormente de residência ao visconde do Alcaide. Desde à muito votado ao abandono foi recentemente adquirido e està agora em obras de recuperação. Interessante o património que descobrimos nas nossas aldeias.
Brevemente mais partilhas.

sábado, 16 de abril de 2011

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Challenge XLII : Praça do Comércio

Classificada como Monumento Nacional

Nembo no IST

Nembo em janelas do Pavilhão Central, no Campus da Alameda do IST, do Arq. Porfírio Pardal Monteiro.
Um adorno identitário numa peça arquitectónica plena de sobriedade.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Challenge XLII : Mosteiro Santa Cruz : Coimbra

Aqui podemos ver a lindíssima entrada do café Santa Cruz, edifício anexo ao Mosteiro de Santa Cruz (Monumento Nacional). Tendo sido construído em 1530, serviu em tempos de igreja paroquial tendo sido em 1923 remodelado para café-restaurante.

resposta ao challenge 42


Envio o meu desenho para a resposta ao chalenge 42: Torre de Belém.

terça-feira, 12 de abril de 2011

domingo, 10 de abril de 2011

Challenge.


...e cá continuo eu a desenhar e pintar Broas... já fiz aqui vários posts de Broas, já muito disse de Broas e falei sobre ela... a minha querida aldeia é para mim o melhor património que Sintra tem, está infelizmente completamente desprezada, mas merecia um bocado mais de atenção... seja como for, esta aguarela foi a primeira a ser vendida na minha exposição e foi também a mais requisitada, o proprietário foi como não podia deixar de ser um Senhor de 94anos que é o meu maior admirador!! um beijinho Avô... :)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

CHALLENGE XLII - O NOSSO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO_1


Inventário do Património Arquitectónico
Património imóvel registado e inventariado pela IGESPAR
Designação - Capela de Santo Amaro; classificado como MN;
Categoria e Tipologia - Arquitectura Religiosa_Capela.
Localização - Alcântara_Lisboa.

CHALLENGE XLII - O NOSSO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO_2


Galilé semi circular do templo - antiga ermida de Santo Amaro, em Alcântara.
Notam-se longas paredes de azulejos policromos.

CHALLENGE XLII - O NOSSO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO_3


Antigas volutas e os grafittis nos terrenos circundantes da Capela Sto Amara em Alcântara,Lisboa.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nôudar.


...se eu pudesse escolher um lugar para esta agora , hoje dia 7, só com o meu bloco e lápis e pincéis era o Castelo de Nôudar.

porque?

porque primeiro não tive tempo de acabar este rabisco que lá fiz, faz hoje um ano curioso... e segundo por ser um lugar fora de série... soberbo... com um landscape de se perder em desenhos e aguarelas... um som das cigarras misturadas com o som da água e dos pássaros...o vento que levemente atravessa a folheagem das oliveiras, tudo ali e tão simples e lógico...foi desenterrar este desenho pois acho que Nôudar merece atenção...ou então qualquer dia vira espanhol, esta apenas a um atravessar de um rio...

...o património vive destes momentos, ambiências e experiências... experiências essas que tentamos eternizar com um desenho...

exelente challenge, estou a adorar...

Challenge XLII : Edifício da Estação do Rossio

Classificado como Imóvel de Interesse Público.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sintra.


...muito dificilmente haverá em Portugal algum lugar tão especial tão intenso como Sintra...

como diz um amigo meu, "... Sintra é onde o inverno passa o verão!!!"... enfim...adoro...mas melhor só mesmo a melhor definição de Sintra eis....

..."és PATRIMÓNIO da lua gloriosa serra de Sintra que Deus croiu para regalo dos artistas e cantar dos poetas e de outros amantes de beleza* és verde flor de divinas luzes, suave maravilha deste Portugal no ocidente da Europa..."

Jorge Segurado.

quem nao sabe quem é nao é de Sintra!!tenho dito...

um obrigado especial á familia Segurado Tojal da Praia Grande!!!

Challenge XLII - Colégio Nª Senhora do Carmo


Mesmo no Centro do Cacém (um sítio improvável para um challenge sobre património) existe uma quinta com um palacete onde se situou durante anos o Colégio Nossa Senhora do Carmo, não conheço a sua história antes disso, mas pela sua imponência e antiguidade, deve ter muita.
Ele e os terrenos circundantes escaparam durante anos à construção selvagem que por ali grassa e está hoje abandonado, não está em ruína mas para lá caminha.
Com a falta de espaços verdes que por ali existe era um espaço a aproveitar.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Challenge XLII




Vivendo em Évora o difícil é escolher, por isso deixo-vos com a fonte da Porta de Moura, o Theatro Garcia de Rezende, e as muralhas da cidade.

Challenge XLII

Aqui fica uma vista do pórtico lateral da Igreja de Santa Maria em Sintra. De construção inicial do séc XII, foi sempre modificado tendo influências góticas entre outras que já se perderam com o tempo.

Cumprimentos

Challenge XLII - Ermida de Nª Sª do Rosário, Corval


Antiga Igreja Matriz de São Pedro, cuja construção teve possivelmente início no séc. XVI.
Fica localizada a cerca de 3 Km da aldeia de S. Pedro do Corval e o caminho que nos leva até lá é um desvio da estrada de Reguengos para Monsaraz, ficando no meio dos campos.
Informações mais detalhadas no sítio do IGESPAR.