Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina3. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina3. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 30 de março de 2020
Quarentena desenhada: 3 em 1 :-)
Não tenho tido tempo para fazer os desafios porque a prioridade está para os trabalhos que ainda tenho (estou mt preocupada pq não sei como será o futuro. sou freelancer) mas em vez de fazer 3 desenhos, resolvi juntar um pouco de cada num só :-)
António Procópio, Luís Franco e Luís Ançã desculpem lá misturar tudo :-)
Esta é uma parte do meu quarto (assim deu para aproveitar o écran da TV para colocar o retrato do desafio do Frasco :-)
E já agora... Parabéns USkP #11anos :-)
António Procópio, Luís Franco e Luís Ançã desculpem lá misturar tudo :-)
Esta é uma parte do meu quarto (assim deu para aproveitar o écran da TV para colocar o retrato do desafio do Frasco :-)
E já agora... Parabéns USkP #11anos :-)
domingo, 29 de março de 2020
quinta-feira, 26 de março de 2020
Quarentena, Tempo de Reflexão.
Por acaso nem foi. Usei a câmara das videoconferências e um monitor em vez do espelho.
E nada disto é da minha praia. Nem o retrato, nem o autoretrato, nem a mancha, ...
Faz-se o que se pode para responder ao Luís Frasco, com lápis de cor, num caderno que não grama água e um scanner que não vai à bola com as cores.
E nada disto é da minha praia. Nem o retrato, nem o autoretrato, nem a mancha, ...
Faz-se o que se pode para responder ao Luís Frasco, com lápis de cor, num caderno que não grama água e um scanner que não vai à bola com as cores.
Quarentena Desenhada 3
Terceiro dia, proposta do Luís Frasco, fazer o auto-retrato.
Para fazer este exercício usei uma foto minha actual, mas depois de o feito, talvez por uma vontade inconsciente, verifiquei que me representei mais novo do que na realidade sou. Quem sabe se o meu desenho representa mais a minha "idade mental"...
Fugi um pouco á proposta feita pelo Luís que era a aguarela, e usei as barras aguareláveis da marca Winsor & Newton para fazer o traço que depois umedeci para transformar em aguarela. O resultado não me satisfaz, mas o facto de me obrigar a faze-lo já me contenta.
Quarentena é tempo de videoconferências
Muita videoconferência se faz nestes tempos. Nem preciso de interromper o trabalho para ir para o espelho. Subversão das regras do Luís Frasco ;) E para quem disser que isto nao é urban sketching, estão ali umas prateleiras ao fundo à esquerda!
Auto retrato em clausura
Não segui as indicações do Luís Frasco, mas também fiz um auto-retrato.
Boa quarentena a todos e bons desenhos!
Boa quarentena a todos e bons desenhos!
Reflexão
Desafio do Luis Frasco.
Ficou um pouco cara de sapo, talvez algumas proporções inchadas mas foi um bom desafio, tirei os óculos para ver e pintar melhor :D
Como era bom se houvesse tempo para desenhar e pintar até o ver e fazer se tornar melhor, explorar outras realidades, outros materiais... era bom! Mas o tempo não dá para tudo e há que trabalhar e expandir outras áreas de saber...
Dentro dum espelho cego (Web Oficina 3)
O espelho estava cego, a senhora que eu vejo não sou eu...
Que alucinação! Na hora em que dei de caras com tal espelho, sobressaltaram-se os olhos e as mãos, a bruma rodeou-me as cores e saiu "esta coisa" repintada demais, a precisar dum "banho" de PhotoShop, ou Bótox, ou lá o que seja.
Confidencio-vos um segredo: " Parece-me muito a Dina Aguiar..." eh eh eh eh.
quarta-feira, 25 de março de 2020
Auto retrato
Pintar só com mancha usando o pincel directamente é ir muita para lá da minha zona de conforto. Eu adoro a linha e a maneira como ela "samba" no papel. Aqui é um estado de espírito diferente, mais introspectivo. Não fiquei muito satisfeito com o resultado, mas o importante é arriscarmos. E mais importante ainda é voltar a tentar. Amanhã volto a fazer o exercício. Obrigado Luis.
Auto-retrato
Tirei o espelho da casa de banho e coloquei à minha frente no estirador... fica mais fácil em termos logísticos, mas a dificuldade em fazer persiste... um dos erros clássicos que cometi: nariz muito comprido... fora os outros!
Subscrever:
Mensagens (Atom)




















