Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina7. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina7. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Da savana à cozinha


Para o desafio do Eduardo Salavisa, eu a dar uma de David Attenborough (ou de Herman José a imitá-lo), escondido atrás da planta da sala, a assistir aos hábitos e comportamentos da torradeira, da cafeteira e de uma outra planta, lá ao fundo na cozinha.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

"Da tri para a bidimensionalidade"

Oficina do Eduardo Salavisa.
Não segui todas as indicações, o certo é que já estou farto de ver objectos dentro de casa, pena é o prédio não ser daqueles rotativos para mudar a vista das janelas de vez em quando.
Dar profundidade, escala, contrastes, detalhes, cor, grafismo, perspectivas, tudo vale, o interessante é experimentar. :D


terça-feira, 31 de março de 2020

Web Oficina "Da tri para a bidimensionalidade"

Pequeno no grande

Desenhar dentro do carro. Agora que temos que estar sempre dentro de alguma bolha, é um velho hábito que voltou e aconselho: as vistas simultâneas que são permitidas pelos espelhos retrovisores são sempre um recurso atraente, que encaixa na perfeição na proposta de Eduardo Salavisa.


Web Oficina 7 - "Da tri para a bidimensionalidade"


Pequeno perto - Grande longe

A web oficina lançada pelo Eduardo Salavisa propunha uma brincadeira de profundidade para representar o 3D (realidade) no 2D (a folha de papel). O copo vazio perto de mim, espreita à garrafa também vazia ao longe, resultado de tantos brindes pela web fora.

segunda-feira, 30 de março de 2020

A profundidade no desenho ou do 3D para o 2D

Confesso que este desenho não é patrocinado. Foi do que me lembrei para contrapor um objecto pequeno com outro maior e gerir a representação dos diferentes planos em que se encontram.

Como me entusiasmei e excedi-me na expressão do segundo plano, tentei compensar com o vincar do contorno e dar cor ao primeiro plano.



Web Oficina - Da tri para a bidimensionalidade


...dimensionalidade para Web Oficina do Eduardo Salavisa

Esta é mais uma das coisas estranhas que tem acontecidos nestes tempos de quarentena: à porta de casa, há sempre sapatos espalhados. É esquisito! Acho que estamos a ficar todos um bocado obsessivos  com as limpezas....


Da tri para a bidimensionalidade...Do Eduardo Salavisa

Já lhe enviei o meu desenho pelo Instagram que ele já não liga ao FB ;-)
Maria Lopes


Da tri para a bidimensionalidade


domingo, 29 de março de 2020

Da tri para a bi

Respondendo à WebOficina proposta pelo Eduardo Salavisa.

Da tri para a bidimensionalidade



Este blogue está imparável, acho que já não tenho «andamento» para tanta coisa. Eduardo cá está a resposta ao desafio.  Este exercício obriga-nos a hierarquizar e à primeira vista até parece fácil, mas deu-me que fazer. Como experiência, aproveitei para fazer um autorretrato em tempo de covid-19.
Obrigada pelo desafio.

Da tri para a bidimensionalidade




Explorando a ilusão da tridimensionalidade, através dos contornos a preto e cinzento, do contorno mais largo do que está perto e mais fino para o que está longe. Também aproveito para continuar com algumas das outras propostas: as mãos, o auto retrato, a distorção. Obrigada a todos os que nos andam a desafiar durante esta quarentena!

Da tri para a bidimensionalidade


Mais um desafio super interessante! Obrigada, Eduardo!