Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina7. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina7. Mostrar todas as mensagens
quarta-feira, 8 de abril de 2020
Da savana à cozinha
Para o desafio do Eduardo Salavisa, eu a dar uma de David Attenborough (ou de Herman José a imitá-lo), escondido atrás da planta da sala, a assistir aos hábitos e comportamentos da torradeira, da cafeteira e de uma outra planta, lá ao fundo na cozinha.
domingo, 5 de abril de 2020
sábado, 4 de abril de 2020
sexta-feira, 3 de abril de 2020
quinta-feira, 2 de abril de 2020
"Da tri para a bidimensionalidade"
Oficina do Eduardo Salavisa.
Não segui todas as indicações, o certo é que já estou farto de ver objectos dentro de casa, pena é o prédio não ser daqueles rotativos para mudar a vista das janelas de vez em quando.
Dar profundidade, escala, contrastes, detalhes, cor, grafismo, perspectivas, tudo vale, o interessante é experimentar. :D
quarta-feira, 1 de abril de 2020
terça-feira, 31 de março de 2020
Pequeno no grande
Desenhar dentro do carro. Agora que temos que estar sempre dentro de alguma bolha, é um velho hábito que voltou e aconselho: as vistas simultâneas que são permitidas pelos espelhos retrovisores são sempre um recurso atraente, que encaixa na perfeição na proposta de Eduardo Salavisa.
Pequeno perto - Grande longe
A web oficina lançada pelo Eduardo Salavisa propunha uma brincadeira de profundidade para representar o 3D (realidade) no 2D (a folha de papel). O copo vazio perto de mim, espreita à garrafa também vazia ao longe, resultado de tantos brindes pela web fora.
segunda-feira, 30 de março de 2020
A profundidade no desenho ou do 3D para o 2D
Confesso que este desenho não é patrocinado. Foi do que me lembrei para contrapor um objecto pequeno com outro maior e gerir a representação dos diferentes planos em que se encontram.
Como me entusiasmei e excedi-me na expressão do segundo plano, tentei compensar com o vincar do contorno e dar cor ao primeiro plano.
Como me entusiasmei e excedi-me na expressão do segundo plano, tentei compensar com o vincar do contorno e dar cor ao primeiro plano.
domingo, 29 de março de 2020
Da tri para a bidimensionalidade
Este blogue está imparável, acho que já não tenho «andamento» para tanta coisa. Eduardo cá está a resposta ao desafio. Este exercício obriga-nos a hierarquizar e à primeira vista até parece fácil, mas deu-me que fazer. Como experiência, aproveitei para fazer um autorretrato em tempo de covid-19.
Obrigada pelo desafio.
Da tri para a bidimensionalidade
Explorando a ilusão da tridimensionalidade, através dos contornos a preto e cinzento, do contorno mais largo do que está perto e mais fino para o que está longe. Também aproveito para continuar com algumas das outras propostas: as mãos, o auto retrato, a distorção. Obrigada a todos os que nos andam a desafiar durante esta quarentena!
Subscrever:
Mensagens (Atom)




















