Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina15. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta #weboficina15. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 13 de abril de 2020
domingo, 12 de abril de 2020
WebOficinas #15, #16 e #17
sexta-feira, 10 de abril de 2020
quinta-feira, 9 de abril de 2020
quarta-feira, 8 de abril de 2020
terça-feira, 7 de abril de 2020
Alinhando com o Bruno Vieira
Arrisquei a minha interpretação do enunciado do Bruno Vieira, sem ter a certeza de estar a responder ao solicitado.
Mas a verdade é que deu-me gozo ir compondo a cena procurando variar o tipo de linha.
E pronto, saiu isto.
Mas a verdade é que deu-me gozo ir compondo a cena procurando variar o tipo de linha.
E pronto, saiu isto.
A Linha, o canivete suíço da linguagem
Uma linha só
Fui preguiçosa, não fiz o pedido pelo Bruno, apeteceu-me fazer um desenho de uma linha só, como a música do samba duma nota só ( é que no domingo fui ao Brasil...)
Obrigada Bruno pelo desafio!
Obrigada Bruno pelo desafio!
Web Oficina 15 - A linha tem muito que se lhe diga
Não tinha tempo para fazer duas vezes o mesmo cenário e lembrei-me que - na "vista"que vejo durante mais horas agora na quarentena, aqui sentada na sala, ao computador .- podia usar duas linhas diferentes: uma cá para dentro, outra lá para fora. Como sempre, não ficou nada idealizei mas, como dizia a minha avó: "O que conta é a intenção" :)

web oficina atrasada
Tenho tentado cumprir o calendário mas, ontem, foi a última coisa do dia.
Obrigada, Bruno!
Fiz várias tentativas de contrariar a minha linha habitual.
Obrigada, Bruno!
Fiz várias tentativas de contrariar a minha linha habitual.
segunda-feira, 6 de abril de 2020
Web Oficina 15 - Bruno Vieira - A Linha
Aqui vai a minha resposta ao desafio do Bruno Vieira - Desenhar o mesmo espaço aplicando a linha de maneiras diferentes. No primeiro só linha, no segundo, manchas feitas com linhas múltiplas.
Gostei muito da tua introdução à importância da linha no desenho. Mas não sei se esta resposta ao desafio está dentro do que pediste.
Não usei caderno. Acho que é um suporte que faz sentido no exterior. Dentro de casa temos outras opções.
Gostei muito da tua introdução à importância da linha no desenho. Mas não sei se esta resposta ao desafio está dentro do que pediste.
Não usei caderno. Acho que é um suporte que faz sentido no exterior. Dentro de casa temos outras opções.
Weboficina 15 - A Linha, o canivete suíço da linguagem.
Quando foi feita a primeira linha?
Seria um traço na areia ou um risco de
carvão queimado? Ninguém sabe.
Há quem diga que as linhas não existem,
um pouco como as bruxas, mas estão em todo o lado, fazem parte da essência do
desenho, e o que é o desenho? É um resumo de uma ideia, uma síntese,
mesmo que seja da nossa ideia da realidade. A linha resume um contraste, um
limite, uma transição… e um conjunto de linhas pode definir um desenho complexo
ou simples, um esquema, um símbolo, uma palavra… é capaz de transmitir até emoções…
A linha tornou-se num elemento essencial de
comunicação e possui a sua própria linguagem, intimamente ligada a quem a cria,
seja uma linha direita, torta, fina, irregular, intermitente, inconstante, suave
ou fortemente expressiva… pode sugerir movimento, certeza, delicadeza, nervosismo,
incerteza, ritmo, etc…
Uma só linha pode criar manchas de
contraste, texturas ou detalhes, fluir de forma ultra rápida e mesmo assim ser
suficiente para que o nosso cérebro preencha os detalhes em falta e interprete
uma mensagem visual. O cérebro gosta de linhas, de ritmos, de orientação, o resto é prazer da imaginação inconsciente.
O desafio de hoje tem o objectivo de vos
fazer explorar as potencialidades gráficas da linha e consiste em dois desenhos
sobre um conjunto de objectos, uma pessoa ou vista, interior ou exterior, podem optar por repetir o mesmo desenho ou mudar a perspectiva, o importante é que possa ser comparável.
Material:
Caneta ou marcador a PRETO.
Para os rebeldes que não gostam de preto,
escolham uma cor escura.
Dois desenhos com expressões gráficas
diferentes:
Preparação: Memorizar uma forma gráfica a
seguir como nas sugestões abaixo, seja por dupla linha, distorção, texturas, contrastes, prioridade
de linhas horizontais ou verticais, sombras trabalhadas de forma diferente, etc…
(ver exemplos)
Execução: Desenhar de acordo com o grafismo escolhido e procurar que o processo seja quase automático,
terapêutico, tentar compreender o potencial de cada grafismo sem grandes
preocupações de proporção ou perspectiva.
Nota: O ideal é que escolham formas gráficas que não costumam usar.
Sugestões e Exemplos:
tag: weboficina15
Subscrever:
Mensagens (Atom)




















