Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Museu Ferroviário - Entroncamento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Museu Ferroviário - Entroncamento. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 13 de março de 2017

Entroncamento de linhas férreas

Escusando-me pelo delay, aqui estão alguns dos meus desenhos do encontro no Museu Nacional Ferroviário.







mais desenhos aqui e ainda outros só no caderno.
Foi um dia em cheio.




domingo, 12 de março de 2017

Museu Nacional Ferroviário

“Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir. 
Sentir tudo de todas as maneiras. 
Sentir tudo excessivamente..."

(…)

Álvaro de Campos, in “A Melhor Maneira de Viajar é Sentir”






sábado, 11 de março de 2017

MoSk no Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento

Alguns dos desenhos resultantes do encontro no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento organizado por Ribatejo Sketcheres com o apoio dos USkP e Ordem dos Arquitectos. 19/02/2017








terça-feira, 7 de março de 2017

Ainda o Museu Ferroviário



muit'atrasada tb


A conselho da Rosário (obrigada!), depois do almoço fomos visitar as vilas operárias e engenheiras um pouco além do museu, o que deu para nostalgias e conversetas, mas não rendeu muitos desenhos!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

"Há uma estação para trocar os comboios da vida, o passado..."


O casal Poláco Jacek Krenz (USkP Beiras) e Kasia Krenz estiveram connosco no encontro USkP+RSk no MNFerroviário. A Kasia partilhou comigo a sua produção do dia.

Há uma estação para trocar os comboios da vida, o passado
Conhecido para um futuro irrazoável e sem futuro nenhum.
Daqui vou viajar esquecendo a dor da partida mas sem esquecer
o bilhete que os meus pais me deram com toda a sua vida. 
Entroncamento. Expedição e Entregas. Horários em vigor desde...
Lá eu tenho as linhas para escolher: do Norte ao Sul, de Mirandela à Bragança,
do Oeste até o fim do mundo. 
Já ouço a chamada pessoal com o meu nome, o número do comboio
e da cama, e com a hora de partida. Mas antes, com licença,
uma pergunta só: Há cá uma zona de descanso? Porque
eu queria pensar um momento! Não se preocupe, não vou tocar
nos fios, mesmo caldos! E sim vou escutar e olhar para evitar os acidentes! 
Espero sem tristeza, sem duvida. Vou trocar os comboios sem hesitação, cegamente –
Porque tudo está nas mãos do destino. Perigo da morte não é nada a temer, um perigo
duma viagem por causa do amor é tudo o que vale o esforço. 
Vamos! Já vamos, bufando e assobiando, numa nuvem de poeira. 
Através dos túneis e montanhas, por vales e pontes, dentro minutos duros e absolutos
Como eternidade. Do Lima ao Espinho Norte. De Sacavém ao Meão. Do Côa Ponte São João chegarmos até o fim sem fim, onde o novo dia esta a esperar para mim.





domingo, 26 de fevereiro de 2017

Museu Ferroviário - Entroncamento

Eis os desenhos do Pedro Costa, da Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos, no Encontro de Urban Sketchers e Ribatejo Sketchers no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.



No Sítio dos Comboios



Mais uns rabiscos no Museu Ferroviário.
Fiquei com pena que muitas coisas que podiam fazer parte do museu, estivessem ao abandono...carruagens, central eléctrica, oficinas, Bairro Camões (onde viviam os ferroviários do Entroncamento)...porque não integrar  tudo e fazer uma verdadeira viagem à história do comboio em Portugal? Vou ficar atenta, pode ser que até arranjem um comboio onde possamos entrar e melhorem a informação do que está exposto.
Espero é que no entretanto.. não seja tudo vendido em peças separadas.

Ah! Quase esquecia um obrigada pelo almoço oferecido pela Ordem dos Arquitectos. Soube muito bem ;)

Reportagem fotográfica do Encontro no Museu Nacional Ferroviário


Os fotógrafos Ana Ferreira e João Serra de Almeida fizeram reportagem fotográfica do Encontro USkP+RSk no Museu Nacional Ferroviário.

Para ver todas as fotos seguir este LINK


sábado, 25 de fevereiro de 2017

A minha publicação n.º100

Resolvi celebrar a minha publicação n.º100 no blog com este desenho que fiz no Museu Nacional Ferroviário e ao mesmo tempo participar no desafio do mês. 



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Entroncamento

Um dia em cheio no Entroncamento!
Entre explorar o museu e desenhar, a manhã passou num ápice!



A pausa para almoço no restaurante Dom Apetite...e os companheiros de refeição




Os desenhos feitos durante a tarde



quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Entroncamento




 


Feitos no sábado num encontro de Sketchers no Entroncamento no Museu Nacional Ferroviário.

Um Museu que é um manancial para desenhar.

Entroncamento, regresso


L de Locomotiva, V de Vicente no K... e M de Mala de Revisor



O último encontro dos Urban Sketchers Portugal e dos Ribatejo Sketchers, com comboios e outras mini-pérolas do Museu Nacional Ferroviário, foi extraordinário. Não apenas pelos mais de sessenta participantes vindos de diferentes regiões de Portugal - do Norte ao Alentejo - e pelo almoço amavelmente oferecido pela Ordem dos Arquitectos, mas sobretudo pelos gigantes ferroviários maravilhosos que nos aguardava. Estavam mesmo a "pedir" para os desenharmos.

Ninguém diria que os sketchers são pessoas sociáveis pelo silêncio do ambiente rabiscatório, aparentemente quieto, com que que os visitantes "normais" se deparavam ao chegar à rotunda das locomotivas. Se tivesse desenhado o grupo naquele momento teria colocado umas nuvenzinhas de fumo a sair de todas as cabeças e da ponta das suas canetas a rabiscar avidamente parafusos e perspectivas dificílimas!


Primeiro explorei as diferentes zonas do museu para perceber as possibilidades e conhecer o espaço. Só depois decidi sentar-me em frente a esta locomotiva para evitar meter-me em grandes sarilhos. Era das locomotivas mais pequenas. Desenhei-a assim de lado e em contraluz para evitar ver detalhes. Confesso! Evitei enfrentar qualquer perspectiva desesperante no meu caderno.

Houve muitos sketchers que o fizeram e os resultados fabulosos já estão aqui no blog, nos blogs de outros grupos de sketchers e nas redes sociais de cada autor. Não se esqueçam, por favor, de publicar os vossos posts com a etiqueta: Museu Ferroviário - Entroncamento



Durante o almoço desenhei um clássico: o Vicente! Só agora reparo que ele parece estar a cair de sono para dentro da sopa... Mas gosto muito do resultado da camisola... 




Para finalizar o meu dia dediquei-me ao que mais gosto no urban sketching: composição de pequenos objectos preciosos na dupla página e aguarela.



P.S. Este caderno é também ele uma pérola.
É uma antiga agenda desusada, oferecida pela Teresa Ogando,
que estou a adorar usar com aguarela.