Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Arte ao Centro Portugal-Brasil. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Arte ao Centro Portugal-Brasil. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Arte ao Centro Portugal - Brasil

Entre os dias 18 e 28 de maio estive no Brasil, no âmbito do arte ao Centro Portugal - Brasil, uma parceria entre o Município de Torres Vedras e a Prefeitura de Araraquara. A curadoria do evento do Brasil, ficou uma vez mais a cargo do artista plástico Lauro Monteiro, que tem feito um trabalho extraordinário no intercâmbio entre desenhadores e artistas portugueses e brasileiros.


Para além de mim, a comitiva portuguesa contou com a participação do Dr. Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, a Dra. Ana Umbelino, Vereadora da Cultura, Pedro Alves (ilustrador), António Bartolo (aguarelista), Olga Neves (ilustradora) e Cátia Candeias (produtora cultural).

Este evento contou com um conjunto de workshops, encontro internacional de desenho de rua, exposições, palestras sobre património e regeneração urbana, produção cultural, desenho e cinema de animação. 

Para a viagem levei um caderno produzido pela Marilisa. Para casa trouxe dois cadernos cheios de momentos únicos, onde captei lugares e pessoas que jamais esquecerei.


Para além de Araraquara, passei por São Carlos (Fazenda Conde do Pinhal) e Ribeirão Preto, onde orientei um conjunto de workshops sobre educação patrimonial através do desenho.



Choperia Pinguim, em Ribeirão Preto, num Drink and Draw.

Pinguim é uma das choperias mais antigas do Brasil, servindo o chope da Antárctica.
O nome do estabelecimento resulta da instalação da choperia numa antiga casa de snooker, o Snooker Pinguim.


Um dos exercícios junto à Casa da memória italiana. Desenho feito para explicar os objetivos.

O último desenho feito no Brasil, na companhia do Pedro Alves.


Na bagagem trazemos uma experiência incomparável. A única mágoa que trago é ver o Brasil como está, numa crise económica profunda, onde os cidadãos já não acreditam no futuro, não acreditam na democracia. Nem a fé e a boa disposição conseguem disfarçar o momento de tensão que se vive. Fico a torcer por melhores dias para este povo que merece tudo de bom.

Nos próximos dias partilharei por ordem cronológica os desenhos produzidos.

Mais informações sobre o evento aqui