Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta J. Espadaneira. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta J. Espadaneira. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 9 de abril de 2026

Évora Medieval

 

Ultimamente tenho pensado muito sobre Urban Sketching, como começou, como evoluiu, para onde irá... entretanto desenho o mundo tal como o vejo.

Évora - Rua da Moeda com Travessa do Barão.

domingo, 15 de março de 2026

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Montemor-o-Novo

Foi com agrado que me apercebi da criação de um novo grupo de Urban Sketchers em Montemor-o-Novo. Juntamente com mais alguns Évora Sketchers, fui participar no primeiro encontro do grupo, desejando boa sorte e muitas colaborações no futuro com estes nossos vizinhos.



quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Andanças

Aceitando o desafio lançado pela associação Pé de Xumbo, no início de julho fui desenhar o festival de danças tradicionais "Andanças". 





Ao todo foram 38 páginas repletas de dançarinos, músicos e momentos vividos. A aventura também ficou registada em vídeo onde poderão vislumbrar mais ums quantos sketches:

 https://youtu.be/HMsmgIGd2AQ?feature=shared

terça-feira, 4 de abril de 2023

Santa Cruz de Rio Mourinho

 O Alentejo tem destas coisas, no meio do montado lá aparece um convento, neste caso logo aproveitado para fazer uma garagem para o tractor...



sexta-feira, 24 de março de 2023

Convento da Tomina

Até hoje este foi o maior desafio para desenhar. Não pelo desenho em si, mas para chegar ao local. Sítio remoto de muito difícil acesso, andei quase 2 anos a convencer o meu guia e amigo Mário Almeida para me levar lá. No fim compensou, e ainda comi um delicioso ensopado de borrego!


sexta-feira, 10 de março de 2023

Ermida de S. Miguel

Tinha desenhado esta ermida há uns anos, recentes pesquisas sobre as ordens militares despertaram-me a vontade de o voltar a fazer.



sexta-feira, 26 de agosto de 2022

segunda-feira, 18 de julho de 2022

sábado, 9 de julho de 2022

Portagem

 No regresso do Encontro Nacional dos USkP, em Castelo de Vide, passei por Portagem:


terça-feira, 5 de julho de 2022

Póvoa e Meadas

Durante o Encontro Nacional dos USkP em Castelo de Vide, fomos até à aldeia de Póvoa e Meadas, onde preenchi o caderno que nos foi oferecido.