Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Becerra Vitorino. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Becerra Vitorino. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Teste

Fazer um teste de História de Arte é uma atividade muito estimulante:) Mas para quem tem que ficar a olhar, o melhor é procurar experiências novas na vida, como por exemplo: marcador pincel, marcador caligráfico (não resultou), ou Micron 0,8 ao de leve...





sábado, 31 de janeiro de 2015

Cafés de Tomar

Os cafés de Tomar são cadernos de apontamentos da minha memória, são inacabados, e sei para que serve cada um, e dão-me o conforto de não me surpreender, de estar lá como eu espero que estejam.
Hoje dois: O Santa Iria, que exala ainda o recolhimento conventual, íntimo, interior; e o novo Café dos Artistas, que nos convida ao indolente juízo do que se passa na praça e que, na correspondente postura, nos revela novos ângulos do que já conhecemos.





domingo, 25 de janeiro de 2015

Terraço dos cavaleiros

Por estas manhãs de frio e sol gosto de subir ao convento para ver a cidade a brilhar sob a luz rasante dos primeiros dias do ano e dar um passeio pela muralha templária e pelo terraço dos cavaleiros.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Manuel dos Santos e D. Manuel I

Almoçar no Café Central é uma daquelas peregrinações (sem ofensa a nenhuma religião) que tenho que fazer uma vez por outra. É como ir passar um bocado ao pé do farol de São Pedro, ou comer uns pasteis de nata em Alcobaça (mesmo em frente ao mosteiro) ajuda ao equilíbrio emocional.
E como o solinho estava a pedir, ficámos por ali, e eu aproveitei para desenhar o Manuel e o Manuelino.


sábado, 3 de janeiro de 2015

Solstício de Inverno

O Mouchão de Tomar é bonito a qualquer hora e em qualquer dia, como nesta apressada tarde de Dezembro.
(se quero aguarela sem enfolar tem que ser em bloco porque não tenho outra coisa :)


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O Natal na minha aldeia

O Natal na minha aldeia, era assim no tempo em que a adotei como minha, o velho Matateu dormia no adro, do lado do sol sobre a pedra quente da igreja, a ovelha do sr. Joaquim lá estava ao pé da oliveira, sem fazer nada, como é comum nas ovelhas, e à noite era a missa do galo e a oliveira, que não era a do sr. Joaquim, a arder à porta da mesma igreja, que é muito bonita, como a aldeia, que se chama Louriceira.


domingo, 2 de novembro de 2014

Passeio em Coimbra

Por razões que não queria, estive a fazer tempo na baixa. Já foi há mais de um mês. Café Santa Cruz, um lugar tão bonito sempre podia ter um serviço mais imaginativo. Sé Velha, espantosa! Dois esboços rápidos, tenho que lá voltar para fazer alguma coisa mais acabada.




sábado, 4 de outubro de 2014

Almoço tranquilo


Em tomar, na esplanada da Casa da Ratas, gaspacho com peixe frito, uma delícia. Foi nesta rua que nasceu Fernando Lopes Graça. Minha primeira publicação no USkP, gostei, vou arranjar mais.