Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio87. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Desafio87. Mostrar todas as mensagens

sábado, 24 de março de 2018

Cinco sketchers numa varanda...

...estando um deles a desenhar os outros quatro.
Esta tarde, com vistas de tirar o fôlego, no quinto andar da ESAP - Escola Superior Artística do Porto, onde pouco depois decorreria a exposição e apresentação do belíssimo livro do Hugo Rocha e Costa.

sábado, 17 de março de 2018

Desenhadores em viagem

Há três semanas fui fazer uma viagem pela Birmânia. Da cidade de Mandalay a Bagan (terra dos templos) o caminho fez-se de barco, pelo rio Irrawady. São 10 horas de viagem. Para vencer a monotonia, esta rapariga começou a rabiscar num caderno. Aproveitei então a sua distracção para a desenhar.




O CASAL FRAZÃO

A Ana e o Carlos na torre do relógio em Caminha. O desenho da Ana pode ser visto no seu post do dia 15.

sexta-feira, 16 de março de 2018

Desenhar desenhadores por desenhar

Realmente assim num plano afastado, poderia-se questionar se são desenhadores. Mas são. Junto provas. São para aí 90% desenhadores. Quase aquele jogo de espelhos infinito. Desenhador desenha desenhadores a desenhar desenhadores (era o caso de alguns desenhos dos desenhadores desenhados).



quinta-feira, 15 de março de 2018

10X10 USkP Lisboa

Desenhar Desenhadores durante o Workshop 10X10, com a Linda Toolsema, no Terraço da Estação do Rossio.

terça-feira, 13 de março de 2018

Joana Franco

A Joana fez hoje 17 anos e desenha como gente grande, sempre que aparece num encontro guardo-a no meu caderno.
 (Caneta caligráfica, carimbo, aguarela e lápis de cor)                                                                                                               «in situ»

Rita Catita

Um duelo no dia em que os Urban Sketchers festejavam 10 anos, e nós enfiámos 1000 calorias em forma de croissant no Careca...

Alunos desenhadores

No dia 8 fui com os meus alunos à Estufa Fria numa parceria com a disciplina de Ciências Naturais. Quando lá chegámos dividimos os alunos pelos professores, 10 para cada um, para nos podermos espalhar e desenhar com calma. Como fui o primeiro a escolher chamei 10 alunos que estão no 6ºano e que utilizam o diário gráfico desde o 5ºano. Eles agradeceram a escolha porque adoram desenhar. Lá fomos os 11 desenhadores descobrir a estufa fria (e a estufa quente). Senti-me numa espécie de "clube dos poetas mortos". Fui fazendo pequenas demonstrações, a partir de dúvidas que iam colocando. Vê-los ali no meio do verde, a desenhar, recordou-me porque sou professor. Nessa altura lembrei-me do desafio do mês. Se este mês o mote é desenhar desenhadores então tinha de registar os os meus alunos. Assim que se aperceberam do que estava a fazer disseram-me que não podia deixar nenhum de fora. E tinham razão. Por isso, tive de fazer alguma ginástica, depois de ter feito os primeiros em grande plano. Quando terminei sentei-me num banco a apreciar aquele momento. Se pudesse ser sempre assim.....

sexta-feira, 9 de março de 2018

ASk à quarta #48

O Ask à quarta #48 decorreu na loja Aqui à Volta, um espaço polivalente de loja galeria de arte e atelier, que nos acolheu pela 1ª vez para mais um encontro. Comemorámos também o nosso quarto ano de existência com um bolinho de aniversário, comes e bebes, conversa e algum desenho também :)

domingo, 4 de março de 2018

DESAFIO 87 - Desenhar Desenhadores!!

DESAFIO 87 - DESENHAR DESENHADORES!!
Até 25 de Março

Atenção às regras dos Desafios (especialmente à etiqueta - Desafio87). E também ao Manifesto dos Urban Sketchers, especialmente ao seu ponto primeiro - "Desenhamos in situ, no interior e no exterior, registando directamente o que observamos"  


O desenho mais comentado do mês de Fevereiro foi o da Isa Silva