Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 26 de março de 2010

Challenge XVI - Sinais de Primavera


Ontem passei pelo Jardim da Estrela à procura de fenómenos primaveris. Encontrei as olaias despidas pelo inverno cheias de flores rosa a brotar dos troncos, mas ainda sem folhas novas.



Este desenho foi feito de fugida (20 minutos?), a caminho de uma sessão de desenho de modelo (que recomendo!) com o material que tinha disponível: o molesquine sketchbook (papel acetinado), uma caneta uniball micro, 3 pastilhas de aguarela de cores próximas às primárias e um waterbrush.
Não é o tipo de abordagem que faço habitualmente mas gostei do resultado. Achei interessante que das minhas pinceladas lisas resultasse um efeito texturado; parece que pelo facto deste papel ser parcialmente impermeável à aguarela a água seca à superficie em vez de se espalhar no interior das fibras.

5 comentários:

hfm disse...

Sara, para além dos desenhos que sempre gosto, adoro as descrições detalhadas onde encontro ensinamentos, dúvidas e descobertas que partilho. O efeito texturado acontece-me sp que uso esse moleskine com qq tipo de aguada - umas vezes "estragando" o efeito pretendido, outras vezes, valorizando-o.

São estes pormenores e estas partilhas o que eu mais gosto nesta troca de desenhos e experiências.

Um beijo

Erica disse...

Também tenho um caderno desses e nunca experimentei nada com água por ele ter essa película e por me dizerem que não resulta.
Acabaste de me mostrar que pode dar bons resultados, vou ter de experimentar, obrigada!

Luís Ançã disse...

O desenho é bonito e a textura é mesmo, mesmo interessante. As soluções imprevistas são sempre momentos especiais.

zeta disse...

Simplesmente soberbo.

Anónimo disse...

A textura está, em uma palavra:

D E L I C I O S A.

Exacto, os Molesquinos... (só há pouco tempo voltei a eles)

~