Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Convívio em sueco

Lund: durante a tarde de um fim-de-semana, ou mesmo de um dia de semana, é comum a afluência de estudantes aos cafés da cidade. A Suécia, desde que a conheço há alguns anos, veio absorvendo a passos largos a cultura do café, com forte tendência para as modalidades italianas vistas pelo óculo norte-americano: o latte, o cappuccino, etc, são apreciados nas vasilhas plásticas que se vêm nos filmes americanos. Mas quando o café é bebido na loja, empurra um ou dois muffins de mirtilos ou um qualquer outro fruto silvestre. Chamam a isto fika. Palavra sueca equivalente ao "vamos tomar café" português.
Bjärred: outro lugar comum (e não lugar-comum) para convívio é a sauna. Na costa arenosa da baía de Malmö existem duas saunas sobre palafitas, uma em Ribersborg, outra em Bjärred. Para chegar a qualquer uma, é preciso caminhar umas poucas centenas de metros sobre um passadiço de madeira. A primeira, mais antiga e popular respeita a segregação de sexos dentro das salas de vapor. A de Bjärred, mais liberal (em certos dias), mais remota e com uma vista soberba sobre o Öresund, foi a escolha do nosso pequeno grupo. As estadias na sala de vapor são refrescadas por cerveja em lata e mergulhos regulares no Öresund (advertência: o alumínio da lata aquece em poucos minutos dentro da sauna. Cuidado com os lábios).
Lund: apesar dos preços proibitivos do álcool nos bares, estes ainda são uma modalidade popular de convívio nocturno (e fim-de-tardurno), desde que o álcool seja acompanhado de bons companheiros. Este grupo era particularmente multicultural, o que não é difícil, numa cidade cheia de estudantes internacionais. Dos quatro retratados, apenas um, o menos óbvio, é sueco. Deixo-vos adivinhar qual ;)

5 comentários:

Manuela Rosa disse...

É sempre um prazer ler e ver os teus relatos e desenhos com sentido de humor. Também gostava de conhecer a Suécia!Vou atrever-me a indicar qual dos teus amigos é sueco: não deve corresponder ao (pre)conceito " loiro, alto, de olhos azuis"...Deve ser o morenaço de barba(?).

Rita Oliveira Dias disse...

obrigada pela pequena viagem ;)

nelson paciencia disse...

Que desenhos e reportagem fantásticos. Obrigado.

Maria Celeste disse...

...obrigada pela reportagem...
...Concordo com a Manuela e o sueco deve ser o das barbas...

Pedro Loureiro disse...

Obrigado a todos!

Manuela e Celeste: Isso mesmo! O jogo era mesmo para provocar despreconceitos :) A Suécia revela-se cada vez mais um país de emigrantes e diversidade. Há ainda uma portuguesa, um neozelandes e um romeno no desenho.