Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Cerveira em três tempos


Era o último encontro da série "Sketching com História", que percorreu todo o Alto Minho, pelo que não quis faltar, apesar do tempo miserável. Chuva e ventania com fartura na viagem até um dos pontos mais a norte do país, mesmo na fronteira do Rio Minho com Espanha. Cheguei tarde, já à hora do almoço, ouvindo umas piadas sobre aparecer só para comer (eheh!). Mas da parte da tarde lá respondi às encomendas. Com as mãos geladas, desenhei primeiro a entrada para o castelo medieval:


Depois, dentro da fortaleza, a Casa dos Governadores, com a muralha à esquerda, a Igreja da Misericórdia no enfiamento e a montanha ao fundo:



E, por fim, as muralhas propriamente ditas (tanto granito!), com líquenes e musgos agarrados às frestas, desenho que foi brindado com uma chuva muito persuasiva. Dei por terminada a minha missão.



A fotografia do fim da tarde mostra um grupo já desconcentrado, ansioso por voltar para o quentinho do autocarro. Mas eu, na primeira fila, ainda faço jus ao mote "Ao mau tempo, boa cara!"


3 comentários:

abnose disse...

Pela amostra, fazes mais numa tarde do que alguns (eu, por exemplo) num dia inteiro. Almoço merecidíssimo! ;)

Eduardo Salavisa disse...

Boa! Nesta fotografia já apareces. Sim, mereceste o almoço.

Miú disse...

Ufa, fico mais descansada, eheh!
Muito obrigada a ambos pela simpatia.