Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Nós e os Cadernos




Há muito tempo que este evento ronda o meu pensamento. Como alguns de vocês sabem, há uns anos, fiz uma tese de mestrado relacionada com este universo dos diários gráficos. Essencialmente estava interessado (e continuo a estar) num conjunto de questões que envolvem este objecto. Entre elas, a forma como o caderno é usado pelos seus autores, de que forma a utilização do caderno contribui para uma determinada produção de sentido, como é que se dá a passagem entre a esfera privada e a esfera pública, e o seu valor documental (enquanto documento e forma de documentar). Desde então penso num evento onde possa reunir um conjunto de autores para debatermos estas questões. Não foi fácil escolher estes autores… a lista era longa e era necessário, de alguma forma, reduzir esta lista a 12 elementos.

Numa parceria com a Ana Torres e com a Câmara Municipal de Esposende, esse momento chegou e chama-se “Nós e os Cadernos”. 12 desenhadores — Eduardo Salavisa, Eduardo Côrte-Real, Alexandra Belo, Vítor Mingacho, Tiago Cruz, Pedro Cabral, Mário Linhares, Marco Costa, Manuel San Payo, Manuel João Ramos, Ketta Linhares e José Louro —, 2 mesas redondas e 3 locais para desenhar, a 22, 23 e 24 de Julho. O evento só faz sentido se for aberto a toda a comunidade. Assim sendo, estão todos convidados (vocês em especial) a comparecer nas mesas redondas e juntarem-se a nós para desenharmos e conversarmos sobre esta coisa do desenho em diário gráfico. O “Nós e os Cadernos” é para falar sobre cadernos, sobre o desenho e o desenhar, sobre o documento e o documentar. Sobre um registo que, apesar de privado e íntimo, merece ser partilhado e, assim, passa a ser uma outra coisa.

Até breve!

Nós e os Cadernos – Blog WordPress
Nós e os Cadernos – Página Facebook
Nós e os Cadernos – Evento Facebook

7 comentários:

Mário Linhares disse...

Eu e a Ketta estamos muito honrados com o convite. Obrigado!
Vai ser um fim de semana bem produtivo! :)

Maria Celeste disse...

...uma bela iniciativa...

Ana Crispim disse...

E esta iniciativa leva-nos ao Norte...

Manuela Rosa disse...

Não me é possível ir mas tenho a certeza que vai ser um "encontro" de luxo! Desejo a todos uns belos dias de desenho e reflexão! Parabéns ao Tiago pela ideia e conceção! Um abraço do Seixal.

nelson paciencia disse...

Tenho a certeza que vai ser um sucesso. Boa Tiago!

Pedro disse...

... um privilégio!

Rodrigo Briote disse...

Belo programa, já está na agenda