Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

(A)riscar o património: 62º Encontro - 27 de Setembro

Aqui fica o meu contributo. A organização e a chuva, obrigaram-me a ser rápido e a registar apenas momentos, no entanto levaram a reencontrar-me com um registo que eu gosto: rápido, sintético, leve e sobretudo MEU. Dedico estes desenhos à minha cidade, ao seu património material, mas sobretudo ao imaterial: Cultura e os torrienses. Obrigado pela oportunidade


Convento da Graça, séc. XVI, visto do piso superior.

 Claustro do Convento da Graça. 2º - Interior da Igreja da Graça - Séc. XVI
 Igreja da Graça - Séc. XVI
Museu Municipal Leonel Trindade - Exposição Permanente


Largo de São Pedro- Igreja de São Pedro - Sécs. XIII e XVI - Pórtico Manuelino - 16h

Chafariz dos Canos, sécs. XIV e XVI - 17h - Começou a chuva... toca a correr para os Paços do Concelho.
Praça do Municipio - Fonte Pombalina, séc. XVIII - 17h30


Pórtico Manuelino, séc. XVI - Entrada do Castelo - último exercício - 18h

Foi o que deu para fazer...

(A)riscar o património - Porto

A caminho do Porto para o encontro aproveitei para desenhar o Frank no comboio,


Igreja de S. Francisco,


Habitações em frente á igreja de S.Francisco,


Mercado Ferreira Borges,


E por fim a Ponte Pensil.


(A)riscar o Património - 27 de Setembro - Torres Vedras

Torres Vedras - CCC Sketchcrawl Torres Vedras

Organização: Cooperativa de Comunicação e Cultura
Coordenação: André Duarte Baptista
horário: 14:30 - 19h
Local de Encontro – Antigo Convento da Graça (séc. XVI)

Antes dos desenhos, as pessoas. Aqui ficam alguns momentos do dia 27. Peço desculpa se não aparecem todos, mas fui reunindo as fotos que foram publicadas. Quero agradecer aos cerca de 30 desenhadores que brindaram o nosso grupo e sobretudo a nossa cidade. Apesar da chuva, conseguimos manter o percurso e sobretudo o espírito de camaradagem, do princípio ao fim, mesmo aqueles que por motivos pessoais tiveram de terminar antes da hora prevista, o meu/nosso muito obrigado. Torres Vedras ficou mais rica

Aproveito para agradecer às seguintes instituições e às pessoas que fazem questão de dignificar as mesmas:

Direcção-Geral do Património Cultural, à pessoa da Dra Margarida Botto, pelo convite e confiança depositada, em mim, no grupo e na cidade.
Aos Urban Sketchers Portugal, em especial ao Eduardo Salavisa, pelo desafio que me lançou.
Câmara Municipal de Torres Vedras, aos Vereadores da Cultura e Urbanismo Ana Umbelino e Bruno Ferreira, por todo apoio logístico e pela forma como têm acarinhado este projecto.  
Museu Municipal Leonel Trindade, por nos ter recebido tão bem. Obrigado Francisca Ramos, Sofia Máximo, Marta Fortuna, Carlos Silva e Paulo Ferreira.
À Cooperativa de Comunicação de Cultura, à pessoa da Inês Mourão, por ter acolhido o grupo de sketchers de Torres Vedras, desde o 1º dia que começou a “riscar” as ruas de Torres Vedras.

Peço desculpa se me esqueci de alguém.

Abraço e até breve






 




Obrigado

Quinta da Gafaria



Uma bela Quinta de turismo rural algures entre Santarém e Almeirim e os seus 4 cães.

(A)riscar o Património | Ponta Delgada

Um dos muitos desenho do Forte de São Brás...enquanto se organizava o evento!!!


Bonecos de Bolso em Carnide

Fechou hoje a exposição dos Bonecos de Bolso em Carnide. Obrigado por todas as simpáticas visitas.

Foi também o dia da Procissão da Luz e o encerramento da Feira de Carnide.
À tarde, enquanto se apeavam os quadros, cantavam o Coro da Academia Sénior e tocava a Orquestra de Caneças.


domingo, 28 de setembro de 2014

62ª Encontro Diários Gráficos -


O 62º encontro que se enquadrava na comemoração da Jornadas Europeias do Património, comecou com uns desenhos junto ao templo de Diana, pousada dos Loios e Museu de Évora. Isto, antes da Chuva nos brindar com uma aguada e pedrada, que não de treguas o resto do dia. Um dia espectacularmente bem passado e onde partilhamos desenhos num grupo fantástico. Apesar da chuva conseguimos sempre rir, conviver e desenhar.