Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 26 de novembro de 2011

Viagem a Clermont Ferrand

Uma das magias de Clermont Ferrand: ter desenhos originais no nosso caderno, feitos pelos autores expositores.

Eu e a Ea fizemos uma troca. Ela desenhou no meu caderno e eu desenhei no dela. Aliás, desenhei num que lhe ofereci, feito pela Ketta.
Ela desenhou uma pessoa noutra banca a ver uns livros e eu desenhei-a a ela.

Comprei o livro de 3 anos de viagem do Reno & Claire Marca. Fiquei impressionado com tantas aventuras e a disponibilidade dele em falar comigo. Pessoa fantástica. Disse que há-de vir a Portugal e deixou-me o contacto para o poder convidar a falar connosco!

Embora não tenha site ou blogue, aqui fica o link para o livro que comprei do Fabrice Moireau.
Fiquei esmagado pela técnica de aguarela que ele usa. É impressionante!
Também desenhou no meu caderno. Quando viu o desenho anterior do Reno Marca disse: "Tens aqui um grande desenho. Tenho de me esforçar para fazer um bom também".

É a magia de Clermont Ferrand...

20º Encontro de Diários Gráficos


Por ocasião das comemorações do Dia do Bairro Alto, os Urban Sketchers Portugal, associam-se às várias actividades que irão decorrer (o programa estará online em breve) e vão desenhar o mítico bairro no dia 11 de Dezembro, a partir das 15h00.

Estão todos convidados. Vamos encher as ruas e desenhar tudo o que nos apetecer!


As três Mosqueteiras






Estes desenhos são de três boas amigas da zona de Albufeira, elas têm uma relação como os três mosqueteiros, personalidades diferentes que se complementam nas horas das batalhas da vida.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Urban Sketch

Algés, 9 de Setembro de 2011. Primeiro plano, segundo plano, terceiro plano e fundo; por outras palavras árvores, rua, árvores e céu.

For what it's worth


A escadaria da democracia estava interdita. Há que voltar às caixas de sabão.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Europa 2.0

São Bento, Lisboa, 24 de Novembro de 2011

No Chiado

Cães


O Franco é o melhor modelo do mundo animal (só se mexe quando o desenho acaba); O Salvador nem tanto...

19º Encontro em Évora

O Museu de Évora disponibilizou uma sala para o final do encontro, habitual momento de confraternização e partilha de desenhos e cadernos. Será a partir das 17.30 h, quando começa a escurecer. Sem dúvida um adicional motivo de interesse de participação neste encontro. Só requerem uma lista dos nomes dos participantes por motivos de segurança. No íncício, pelas 14.00 h no Posto de Turismo da Praça do Giraldo, far-se-á circular uma folha para este efeito. Obrigado. NMS
O contraste entre a Natureza e a construção. É a vista que tenho todos os dias no meu local de trabalho!