Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

(A)Riscando nas Ruínas do Convento do Carmo

Fui quase a nado arriscando uma valente molha e voltei num instante cheia de Sol.
Parabéns a todos os participantes e à organização
do projecto (A)Riscar o Património!

Gosto das "tais" canetas, mas não para áreas tão grandes.
É (A)riscando que se aprende ;-)




Amsterdão, Aeroporto de Schiphol

Este meu primeiro diário gráfico está a ficar preenchido mais depressa do que eu pensava... Ontem aproveitei meia hora antes de embarcar de regresso a Lisboa para fazer mais um desenho, que acabei de colorir já durante a viagem de avião. Gostei do resultado, embora neste papel tenha que usar menos água e poucas camadas de aguarela. E tenho que praticar mais a mistura de cores, sobretudo dos verdes.

Intervalo para almoço 23


Instituto Superior Técnico em Lisboa, pouco depois das 14h... A hora de almoço terminou e a malta sobe as escadas a correr para voltar às aulas.

http://intervalosalmoco.blogspot.pt/

Tartarugas no zoo

No próximo sábado, dia 4 das 10 às 13 horas, desenhar no zoo. Mais informações aqui.

As tartarugas estavam todas juntas. Cada uma em sua posição e sem se mexerem.

Se quiserem ver uma iguana espreitem aqui.


Lá vai Lisboa!

Olá a todos!

Este é a minha primeira colaboração no blog. Já conheço a comunidade há algum tempo e também costumo andar por aí a desenhar Lisboa, onde vivo.
Fui apenas a um encontro, na Gulbenkian, mas quero ver se ganho coragem, deixo a timidez para trás e vou a um próximo encontro!
Estes desenhos que aqui coloco são alguns dos mais recentes que fiz por Lisboa. Por vezes, como acontece no desenho onde se vê o Panteão Nacional, simplesmente vou a passear, sem plano prévio, e algo me capta o interesse. Algo que sempre ali esteve, uma rua pela qual já tinha passado algumas vezes, mas sem nunca reparar bem nela, até que me saltou à vista e decidi desenhá-la.
Outras vezes, como acontece com o desenho da estátua equestre de D. José I ou da Praça de Touros no Campo Pequeno, desenho algo que já queria desenhar, que já tinha pensado.

Espero que gostem e até breve!
João Santos




Saída em Fuga... Há fantasmas no museu?


Este é daqueles desenhos mesmo para passar tempo e com os parcos materiais que há à mão...
Mais por AQUI



(a)Riscar o Património – Porto


No sábado passado, dia 27/Set, resolvi (a)Riscar o Património na companhia da família. Desta vez levei comigo a minha filhota (7 anos) para que ela possa também tomar o gosto por esta coisa dos ‘riscos’. Ao contrário do que aconteceu em outras cidades do País, no Porto as condições meteorológicas estavam favoráveis, o céu azul limpo pontuado por uma outra nuvem de ‘algodão’ e o sol brilhante e agradável convidavam a passar uma bela tarde à volta dos cadernos de desenho, dos lápis, das tintas. Devido a outros compromissos não nos foi possível acompanhar os restantes Skechers no percurso previamente delineado, razão pela qual só apresento aqui alguns (poucos) desenhos da Igreja de S. Francisco. Não faz mal…!!! o importante é mesmo participar e para a próxima há mais. À Organização do (a)Riscar o Património deixo aqui os meus sinceros parabéns pela excelente iniciativa, que espero venha a ter continuidade. 

Sentados à entrada do Museu da Igreja de São Francisco


 “… oh Pai as pessoas não saem da frente…”


 Igreja de S. Francisco – by LG


 Igreja de S. Francisco, vista da Rua do Infante D. Henrique – by LG    
   

 Igreja de S. Francisco. Esferográfica e aguarela sobre Moleskine A5


 Igreja de S. Francisco, vista da Rua do Infante D. Henrique

Paraty III




Acordar às 6 da manhã para desenhar é sinal de disturbio... tanto que até troquei Sunrise por Sunset. Manha magnifica esta em Paraty.

Livros, licores e aniversários


Nos nossos primeiros dias de férias de verão em Lisboa, acabámos em duas festas de aniversário que não esperávamos. Estávamos no sítio certo à hora certa com as pessoas certas. Na primeira, conversou-se sobre livros e a Alemanha ganhou à Argélia. A aniversariante quase ficava de fora do caderno.


No dia seguinte, depois de bifanas, caracóis e imperiais, surpreendemos outra festa de aniversário, de uma conterrânea algarvia. O forte sotaque de Portimão veio acompanhado de hospitalidade regada com medronho e melosa.

(http://pedromacloureiro.com/2014/07/books-birthdays-and-booze/)

Pormenores

Fui andando, à procura de elementos com interesse para incluir no mapeamento.