Ontem no porto de pesca da Ericeira. Durante muitos anos era a praia dos pescadores. Agora foi promovida a Ribeira e lado a lado estão os barcos, as artes dos pescadores e os banhistas. Só falta ter bandeira azul!
Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
terça-feira, 2 de julho de 2013
Ericeira
Ontem no porto de pesca da Ericeira. Durante muitos anos era a praia dos pescadores. Agora foi promovida a Ribeira e lado a lado estão os barcos, as artes dos pescadores e os banhistas. Só falta ter bandeira azul!
Desenho infinito
Entrando um pouco nas novas tecnologias, e sem querer fazer publicidade, Infinite Design é uma aplicação simpática para android, permite-nos
esticar a nossa tela até ao infinito (supostamente). Aqui comecei por
desenhar a pessoa que está sentada lá ao fundo (apenas o rosto), depois
foi só fazer "zoom out" e ir continuando o desenho até onde me
apetecesse.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
1º Encontro Ibérico dos USK - Castelo Branco
1º Encontro Ibérico dos USK
10º Encontro dos USK em Castelo Branco
40º Encontro dos USK Portugal
Mais um magnífico encontro dos Urban Sketchers em excelente companhia.
Parabéns à organização e um grande obrigada ao Carlos Matos e à Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Para verem as imagens maiores cliquem nas imagens DAQUI
![]() |
| O que conheço de Castelo Branco...? A Praça Camões... |
![]() |
| Ao almoço a partilhar rabiscos com o Vicente em frente à Feira dos sabores de perdição... |
![]() |
| A ouvir as comunicações na Junta de Freguesia de Castelo Branco |
![]() |
| Alguém sabe como se chamam estas árvores de flores rosa que estavam nas "Docas"? |
![]() |
| Nossa Senhora de Mércoles |
![]() |
| Nossa Senhora de Mércoles |
Comunicação de Manuela Rolão
Neste sábado iniciei um fim-de-semana fantástico que não mais vai acabar.
Começou precisamente no Museu das Comunicações com a comunicação da Manuela Rolão.
No domingo, estive em Faro. Hoje, quando me preparava para ir trabalhar, recebi a informação de que estava reformado.
No sábado estarei no Museu das Comunicações, apresentando a minha «Viagem pelo Alentejo». Até lá.
Começou precisamente no Museu das Comunicações com a comunicação da Manuela Rolão.
No domingo, estive em Faro. Hoje, quando me preparava para ir trabalhar, recebi a informação de que estava reformado.
No sábado estarei no Museu das Comunicações, apresentando a minha «Viagem pelo Alentejo». Até lá.
Caminhada em Montejunto
Alguns dos meus rabiscos do passeio aventuroso em Montejunto!
![]() |
![]() |
Todos os rabiscos com caneta de feltro AQUI
Ericeira
Até parece que tivemos no mesmo local este fim-de-semana Helena. Ericeira no seu melhor e a zona das furnas algo fantásctico em termos de formas. Ao longe outra margem e outra realidade. Desde lado as furnas...
Convívio em sueco
Lund: durante a tarde de um fim-de-semana, ou mesmo de um dia de semana, é comum a afluência de estudantes aos cafés da cidade. A Suécia, desde que a conheço há alguns anos, veio absorvendo a passos largos a cultura do café, com forte tendência para as modalidades italianas vistas pelo óculo norte-americano: o latte, o cappuccino, etc, são apreciados nas vasilhas plásticas que se vêm nos filmes americanos. Mas quando o café é bebido na loja, empurra um ou dois muffins de mirtilos ou um qualquer outro fruto silvestre. Chamam a isto fika. Palavra sueca equivalente ao "vamos tomar café" português.
Bjärred: outro lugar comum (e não lugar-comum) para convívio é a sauna. Na costa arenosa da baía de Malmö existem duas saunas sobre palafitas, uma em Ribersborg, outra em Bjärred. Para chegar a qualquer uma, é preciso caminhar umas poucas centenas de metros sobre um passadiço de madeira. A primeira, mais antiga e popular respeita a segregação de sexos dentro das salas de vapor. A de Bjärred, mais liberal (em certos dias), mais remota e com uma vista soberba sobre o Öresund, foi a escolha do nosso pequeno grupo. As estadias na sala de vapor são refrescadas por cerveja em lata e mergulhos regulares no Öresund (advertência: o alumínio da lata aquece em poucos minutos dentro da sauna. Cuidado com os lábios).
Lund: apesar dos preços proibitivos do álcool nos bares, estes ainda são uma modalidade popular de convívio nocturno (e fim-de-tardurno), desde que o álcool seja acompanhado de bons companheiros. Este grupo era particularmente multicultural, o que não é difícil, numa cidade cheia de estudantes internacionais. Dos quatro retratados, apenas um, o menos óbvio, é sueco. Deixo-vos adivinhar qual ;)
Bjärred: outro lugar comum (e não lugar-comum) para convívio é a sauna. Na costa arenosa da baía de Malmö existem duas saunas sobre palafitas, uma em Ribersborg, outra em Bjärred. Para chegar a qualquer uma, é preciso caminhar umas poucas centenas de metros sobre um passadiço de madeira. A primeira, mais antiga e popular respeita a segregação de sexos dentro das salas de vapor. A de Bjärred, mais liberal (em certos dias), mais remota e com uma vista soberba sobre o Öresund, foi a escolha do nosso pequeno grupo. As estadias na sala de vapor são refrescadas por cerveja em lata e mergulhos regulares no Öresund (advertência: o alumínio da lata aquece em poucos minutos dentro da sauna. Cuidado com os lábios).
Lund: apesar dos preços proibitivos do álcool nos bares, estes ainda são uma modalidade popular de convívio nocturno (e fim-de-tardurno), desde que o álcool seja acompanhado de bons companheiros. Este grupo era particularmente multicultural, o que não é difícil, numa cidade cheia de estudantes internacionais. Dos quatro retratados, apenas um, o menos óbvio, é sueco. Deixo-vos adivinhar qual ;)
Subscrever:
Mensagens (Atom)



















