Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ericeira





Ontem no porto de pesca da Ericeira. Durante muitos anos era a praia dos pescadores. Agora foi promovida a Ribeira e lado a lado estão os barcos, as artes dos pescadores e os banhistas. Só falta ter bandeira azul!

Desenho infinito

Entrando um pouco nas novas tecnologias, e sem querer fazer publicidade, Infinite Design é uma aplicação simpática para android, permite-nos esticar a nossa tela até ao infinito (supostamente). Aqui comecei por desenhar a pessoa que está sentada lá ao fundo (apenas o rosto), depois foi só fazer "zoom out" e ir continuando o desenho até onde me apetecesse.

Restaurante no Cais do Ginjal

Fiz alguns desenhos enquanto esperávamos por uma mesa. Este foi um deles.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

1º Encontro Ibérico dos USK - Castelo Branco


1º Encontro Ibérico dos USK
10º Encontro dos USK em Castelo Branco 
40º Encontro dos USK Portugal


Mais um magnífico encontro dos Urban Sketchers em excelente companhia.
Parabéns à organização e um grande obrigada ao Carlos Matos e à Junta de Freguesia de Castelo Branco.

Para verem as imagens maiores cliquem nas imagens DAQUI


O que conheço de Castelo Branco...? A Praça Camões...

Ao almoço a partilhar rabiscos com o Vicente em frente à Feira dos sabores de perdição...

A ouvir as comunicações na Junta de Freguesia de Castelo Branco

Alguém sabe como se chamam estas árvores de flores rosa que estavam nas "Docas"?

Nossa Senhora de Mércoles


Nossa Senhora de Mércoles







acampamento


Comunicação de Manuela Rolão

Neste sábado iniciei um fim-de-semana fantástico que não mais vai acabar.
Começou precisamente no Museu das Comunicações com a comunicação da Manuela Rolão.
No domingo, estive em Faro. Hoje, quando me preparava para ir trabalhar, recebi a informação de que estava reformado.
No sábado estarei no Museu das Comunicações, apresentando a minha «Viagem pelo Alentejo». Até lá.

Caminhada em Montejunto


Alguns dos meus rabiscos do passeio aventuroso em Montejunto!





Todos os rabiscos com caneta de feltro AQUI






Todos os rabiscos com aguarela AQUI




Ericeira


Até parece que tivemos no mesmo local este fim-de-semana Helena. Ericeira no seu melhor e a zona das furnas algo fantásctico em termos de formas. Ao longe outra margem e outra realidade. Desde lado as furnas...

Ericeira




Um pormenor duma rocha das furnas na Ericeira.

Convívio em sueco

Lund: durante a tarde de um fim-de-semana, ou mesmo de um dia de semana, é comum a afluência de estudantes aos cafés da cidade. A Suécia, desde que a conheço há alguns anos, veio absorvendo a passos largos a cultura do café, com forte tendência para as modalidades italianas vistas pelo óculo norte-americano: o latte, o cappuccino, etc, são apreciados nas vasilhas plásticas que se vêm nos filmes americanos. Mas quando o café é bebido na loja, empurra um ou dois muffins de mirtilos ou um qualquer outro fruto silvestre. Chamam a isto fika. Palavra sueca equivalente ao "vamos tomar café" português.
Bjärred: outro lugar comum (e não lugar-comum) para convívio é a sauna. Na costa arenosa da baía de Malmö existem duas saunas sobre palafitas, uma em Ribersborg, outra em Bjärred. Para chegar a qualquer uma, é preciso caminhar umas poucas centenas de metros sobre um passadiço de madeira. A primeira, mais antiga e popular respeita a segregação de sexos dentro das salas de vapor. A de Bjärred, mais liberal (em certos dias), mais remota e com uma vista soberba sobre o Öresund, foi a escolha do nosso pequeno grupo. As estadias na sala de vapor são refrescadas por cerveja em lata e mergulhos regulares no Öresund (advertência: o alumínio da lata aquece em poucos minutos dentro da sauna. Cuidado com os lábios).
Lund: apesar dos preços proibitivos do álcool nos bares, estes ainda são uma modalidade popular de convívio nocturno (e fim-de-tardurno), desde que o álcool seja acompanhado de bons companheiros. Este grupo era particularmente multicultural, o que não é difícil, numa cidade cheia de estudantes internacionais. Dos quatro retratados, apenas um, o menos óbvio, é sueco. Deixo-vos adivinhar qual ;)