Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 8 de junho de 2021

Caminhada Ilustrada - Cheleiros

 Oficina de desenho de observação


Propomos um conjunto de oficinas de desenho associadas a caminhadas por locais de valor cultural, ambiental e paisagístico. Para cada caminhada está previsto um percurso com várias paragens para o registo dos elementos mais significativos. Em cada paragem será lançado um desafio de desenho, explorando técnicas e formas de observar o que nos rodeia.
O próximo destino será a pitoresca vila de Cheleiros, no concelho de Mafra.
Durante a caminhada vamos por passar por edifícios de elevado valor patrimonial, desde a Capela do Espírito Santo, ao Pelourinho, passando pela ponte de arco perfeito ou pela igreja Matriz de Cheleiros. Pelo caminho vamos encontrando um conjunto de "casas saloias" muito "desenháveis".
Orientação: André Duarte Baptista
Objetivos: Esta atividade pretende estimular o gosto pelas caminhadas, mas também pelo desenho de viagem, um desenho mais rápido e sintético, acompanhado por pequenos apontamentos escritos, fruto da relação entre observador/desenhador e o lugar. Ilustrar o percurso que vamos fazendo durante a caminhada. Os desenhos devem adaptar-se à caminhada, pelo que, cada paragem terá um tempo previamente estabelecido.
Caminhada circular de 5 Km (máximo)
Inscrição obrigatória: lugareforma@gmail.com

Evento no Facebook com mais informações

1 comentário:

Filipe Botelho disse...

Adoro o contraste do branco!