Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Amsterdão 4

Começo do dia em cheio. O nosso homens e senhora do symposium do Porto chamados ao palco para uma salva de palmas: Pedro Alegria, Fernanda Lamelas, Maria do Céu, Nelson Paciência.

...

Primeiro workshop com o 'Boss' - Gabi Campanario, fundador dos USk. Como fazer os desenhos caber em formatos de cadernos pequenos, era a sua proposta de workshop.
Parece que a solução passa por fixar um visor à cabeça. Este curioso dispositivo tem que levar fotografia, porque o desenho não lhe faz justiça...


...

De seguida, ala para o workshop do Santi Salles, que está no meu top five. Fazer sobressair os verdes através de contraste de complementares, prestar atenção aos detalhes e trabalhar com thumbnails. Pois, pois...
O local era o Hortus Botanicus Amsterdan, uma gigantesca e arrojada estufa de vidro. Um bucólico lugar em plena cidade. Uma garça - motivo do logo deste symposium - posou para mim. Melhor era difícil.


...

De volta ao venue, como se diz por aqui, ainda tempo para um desenho dos vários workshops que estão por todo o lado.
Amsterdão, por esta altura é água, bicicletas e sketchers.

...

Novidade deste ano: comes e bebes no recinto do symposium. 
Dá muito jeito, por duas razões: preço da comida em qualquer restaurante, e os 38º que parecem cozinhar qualquer sketcher. É menos uma saída...

...

Terminar o trabalho assistindo a uma demo da Marina Grejanik. No desenho mal se distingue, não fosse a fita vermelha no pescoço. É um dos momentos mais chatos para alguns formadores. Mas é um prazer ver a Marina a trabalhar. 
Em espaço negativo, o nosso Nelson Paciência :)
Amanhã, grande final. 


5 comentários:

ana pato disse...

uauáuuu tudo muito bom, os personagens, a máquina infernal, os verdes fluor, os ambientes, os sons, o cheiro a frikandel. Já em pulgas pela reportagem de amanhã.

Luís Ançã disse...

Excelentes reportagens, Zé Louro.

L.Frasco disse...

Estou deliciado com os teus desenhos, Zé!
É como diz a Ana, fico ansioso pelo que vem amanhã.

Fernanda Lamelas disse...

Além dos desenhos, grande sentido de humor! O Gabi está demais!

nelson paciencia disse...

Muito bom o teu sentido de humor e os desenhos! Que maravilha.