Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ermida de Nª Senhora dos Milagres






(A) Riscar o Património, 23 Setembro. O encontro terminou na Ermida de Nª Senhora dos Milagres, Maceira, Dois Portos- Torres Vedras.
"Conta-se que no ano de 1578 andava ali uma pastorinha a chorar com sede e que lhe apareceu Nossa Senhora a escavar uma pequena cova de onde começou a aparecer água para matar a sede. O povo reconhecido por este milagre construiu ali perto, no cume do monte, uma ermida a Nossa Senhora dos Milagres, que também foi conhecida por Nossa Senhora da Fonte Santa os da Água Santa."
Tive dificuldade em instalar-me para desenhar, pois o sol estava muito "forte" e as sombras eram poucas. Acabei por encontrar uma sombra numa descida íngreme que dá acesso ao fontanário dos milagres e desenhei os edifícios contíguos à ermida, que penso servirem de apoio em alturas de romarias.