Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Agenda dos Sketchers - Agosto 2017

Editorial

A grande notícia deste mês, claro, é que o Porto será a cidade anfitriã do 9º Simpósio Internacional de Urban Sketchers, numa proposta liderada pelos Urban Sketchers Portugal Norte, e com apoio dos Urban Sketchers Portugal. O correspondente Português, Pedro Cabral, e a correspondente da Agenda, Rita Catita, contam-nos os momentos emocionantes antes e depois do anúncio ser feito no fecho do Simpósio de Chicago.
Ao mesmo tempo que quase 600 urban sketchers de todo o mundo partilhavam experiências no Midwest Americano, no Norte de Portugal, em Esposende, decorria o Nós e os Cadernos 2, que juntou desenhadores de várias áreas para conversar sobre cadernos e conhecer melhor a região da Foz do Cávado.
O Agosto está aí e os encontros e formação estão de férias. Mas as viagens de férias são sempre bons pretextos para desenhar e para encontrar urban sketchers de todo o mundo. Se os vossos caminhos vos levarem a Castro Verde, não percam a exposição invulgar dos Évora Sketchers e dos USk Beja.
Bons desenhos!
A equipa da Agenda

AGENDA DOS SKETCHERS
Agosto 2017

Porto! Porto! Porto!
Por Pedro Cabral
Durante toda a semana fui repetidamente abordado por: a) sketchers que estiveram no 2º Symposium em Portugal e b) sketchers que ouviram falar do 2º Symposium em Portugal. Todos encantados!
Juntando a ofensiva de marketing que vem tornando Portugal como destino de eleição, estava criado o ambiente.
Antes mesmo de conhecida a localização, foi sorteada uma inscrição para o 9º Symposium pelo que, no momento do "VIVA O PORTO!", já tínhamos uma inscrita.
E foi mesmo um grande "VIVA O PORTO!", com enorme entusiasmo e animação, com brindes, parabéns e projetos de viagens.
Se as inscrições fossem abertas provavelmente esgotariam no momento. Para alguns será agora um ano de intenso trabalho. Para muitos será, daqui a um ano, mais um grande Symposium.
VIVA O PORTO!!!

(O Pedro foi o correspondente USkP no Simpósio de Chicago, a sua reportagem pode ser vista aqui)
9th International Urban Sketchers Symposium Porto 2018
Por Rita Catita
O Roosevelt University Goodman Centre foi, entre os dias 26 e 29 de Julho, o quartel general do 8th International Urban Sketchers Symposium Chicago. No sábado, último dia do simpósio, por volta das oito da noite - hora local, este espaço foi palco de um dos momentos mais aguardados e emotivos do evento: o anúncio do anfitrião do próximo simpósio internacional, em 2018.
A boa nova chegou pela voz doce da Fernanda Vaz, urban sketcher de São Paulo:” It’s going back to Portugal: PORTO!!!!
Nelson Paciência e a Fernanda Lamelas subiram ao palco e a partir daí seguiram-se momentos únicos. Todos queriam abraçar os portugueses, saber onde ficava O’Porto, trocaram-se juras e promessas de presença na Invicta.
Todos os urban sketchers portugueses têm razões para estar muito felizes e orgulhosos. Em 2018 vamos todos ao Porto receber sketchers de todo o mundo e fazer o que mais gostamos: showing the world one drawing at a time.
Nós e os cadernos 2
Por Pedro Loureiro
A segunda edição do "Nós e os Cadernos" juntou em Esposende desenhadores, ilustradores e artistas de diferentes percursos, para desenhar e conversar sobre desenho em cadernos. Organizado por Tiago Cruz, e com apoio da Câmara Municipal de Esposende (CME), o evento de fim-de-semana contou com duas noites de mesa redonda, com comunicações em torno do tema "Caneta fotográfica". O mote, explica o Tiago, foi dado por alguém que um dia o viu a desenhar na rua e exclamou as duas palavras, que desde aí, lhe ficaram na memória.
Manuel João RamosAntónio Jorge GonçalvesRosário FélixMarco CostaEduardo SalavisaManuel San PayoAlexandra BeloVítor Mingacho e Pedro Loureiro falaram sobre as suas experiências e as suas reflexões sobre o desenho em cadernos, entre fotografia e desenho e entre o caderno público e o diário privado.
Durante os dias, o grupo de desenhadores tiveram também oportunidade de desenhar em Fão, Esposende e Apúlia, junto à foz do Cávado e no coração do Parque Natural do Litoral Norte.
Os desenhos da primeira edição do "Nós e os Cadernos" estão em exposição no Centro de Informação Turística de Esposende, e os textos das comunicações serão publicados brevemente pela CME e pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), com a promessa de que os da segunda edição terão o mesmo destino.

10 Years x 10 Classes em Lisboa

Por Celeste Vaz Ferreira
Se a magnífica ideia pela qual o Mário Linhares lutou de pôr o mundo a desenhar em simultâneo, acabou por se concretizar com este programa 10 Years x 10 Classes ao longo de um ano, já era por si só avassaladora, quando juntamos instrutores empenhados com aulas mutíssimo bem estruturadas e interessantes em locais fabulosos, é fácil imaginar que nos tornámos num grupo altamente motivado com a certeza de estarmos a partilhar algo extraordinário.
O tema geral do programa estava subordinado às histórias, pequenas, médias e grandes, porque afinal de contas os desenhos que fazemos são histórias do mundo que mostramos, um desenho de cada vez, ou não fosse esse o lema que une os USk.
Aprender com o Mário Linhares, Guida CasellaNelson PaciênciaPedro Loureiro e José Louro, assim como a partilha e convívio entre colegas neste contexto tão especial, foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora.
Entrevista a Alexandra Baptista
Alexandra é a associada nº 31 dos USkP. É artista plástica,  ilustradora no colectivo asBAP, e dedica-se ao ensino das Artes Visuais em Ponta Delgada, nos Açores. Acompanhou recentemente a Jenny Adam no seu Sketch Tour Portugal em São Miguel.
Alexandra vista por Jenny Adam e por ela própria
Há quanto tempo desenhas?
Não me lembro de não desenhar, mas fui ao longo do tempo adquirindo uma consciência e uma relação diferente com a prática do desenho. Em cadernos, desenho sobretudo desde que fui estudar para as Belas Artes; começava muitos e raramente os concluía.
Há quanto tempo és USk?
Sou USk desde que fui contagiada pelo entusiasmo do Eduardo Salavisa, Ketta e Mário Linhares em Março de 2014 e desde então a minha vida passou a fazer outro sentido.
O que mais inspira os teus desenhos?
Tornei-me dependente do registo diário, gosto de explorar e desafio-me. O desenho ocorre por necessidade ou estimulado pelo simples facto de ter um novo
pincel que quero experimentar. A dificuldade é motivadora e o quotidiano também. Descobri, nos últimos tempos, que o arrebatamento da paisagem que me envolve é desafiante, contudo sinto necessidade de a habitar.
O encontro USk mais marcante?
Temos feito encontros diversos mas aquele que tenho mais presente foi, certamente, o primeiro de todos. Foi aquele que me obrigou a sair de mim e teve um efeito de encantamento que me prendeu aos urban, mal sabia eu o rumo que ia tomar.
Que materiais preferes usar?
Combino diversos materiais: marcadores, aguarela, grafite, lápis de cor e cera, tinta permanente, vieux chêne, carimbos, etc. Gosto de variar o formato do caderno, o tipo e a cor de papel.
Queres colaborar com a Agenda dos Sketchers?
Estamos sempre à procura de histórias de encontros e actividades dos urban sketchers em Portugal. Se gostavas de ver a tua história aqui, pergunta-nos como podes fazer, enviando um email para uskp.regionais@gmail.com.

ACONTECE EM AGOSTO

Exposições

De 01-04 a 30-04 | Castro Verde | Castro Verde em desenhos | Vários autores | Évora Sketchers e USk Beja
Uma iniciativa conjunta de dois grupos de urban sketchers para trazer os seus desenhos às ruas de Castro Verde.
De 22-05 a 31-08 | Lisboa | Cadernos da América Latina | Eduardo Salavisa | Casa dos Mundos
A viagem de Eduardo Salavisa pela América Latina, agora em livro e exposição.
 
De 19-07 a 31-08 | Lisboa | Desenhar por aí - A Lisboa de Bordalo | Vários autores | Museu Bordalo Pinheiro
Os urban sketchers revisitam a Lisboa de Bordalo Pinheiro.

Encontros

05-08 | Lisboa | Vamos rabiscar eléctricos e bus? | Rita Caré e Nathalia Sá Cavalcante | Museu da Carris
09-08 | Silves | Mercado Fora d'horas | USk Algarve e Mercado Municipal de Silves

Desafio 80 - Chapéus

Participem com os vossos desenhos até 25 de Agosto, marcando o post com a etiqueta "Desafio80"

Desafio 79 - Reflexos

O desenho mais comentado no desafio do mês de Junho é da autoria da Celeste Vaz Ferreira, que foi ao Alentejo profundo encontrar reflexos com história.

3 comentários:

USkP Convidado disse...

Parabens Celeste, é um lindo desenho
Leonor Janeiro

Rosário disse...

Parabéns!

Ana Crispim disse...

Fui a Beja, ao 10x10. Também foi excelente.