Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Aguarela

 O desenho tem aquela particularidade de fazer amigos... mesmo com línguas e países diferentes.
...e quando o inverno vem estender a toalha no verão, fica mais fresco, bom para divagar no papel.


Sras. no metro




Sketch Tour Portugal - Açores #14



 O Cella bar (na Madalena do Pico) tornou-se um local icónico pela sua arquitetura, localização privilegiada e claro pelo seu serviço e cozinha extraordinários.
 O museu do vinho, no Pico, rodeia-se de dragoeiros, alguns deles centenários. Criam um ambiente muito bonito, de cores relacionadas com a vinha e artefactos que lhe estão associados.


Algumas das antigas adegas estão hoje convertidas em turismo local e são ótimos espaços para passar férias.


(Cont.)


(Caneta caligráfica, lápis de cor, carimbo, grafite e aguarela)                                                                  «in situ»

Reportagem feita pela Daniela Gonçalves da Saber Viver Lisboa TV em Armação de Pera


Os urban Sketchers Algarve tiveram um encontro  em Armação de Pera e esta é a reportagem feita pela Daniela Gonçalves da Saber Viver Lisboa TV .

 

Durante a entrevista esqueci-me de mencionar uma serie de coisa e pessoas, assim como disse outras, que se calhar não devia, mas acho que ficou algo muito genuíno, por parte dos desenhadores que foram falando, espero que gostem e que o nosso grupo do Algarve tenha representado o espírito de todos, ou pelo menos da maioria.

Santa Cruz

Praia do Penedo , Santa Cruz

Nós e os cadernos II





personalidade inanimada

I’ve been experimenting on this visit, trying to help buildings reveal their personality. I’m not a big fan of graffiti on historic buildings, so I tried to give this wonderful structure in Lisboa’s Rua Carlos Testa some decency and pride, without disguising its age or condition.


roygbiv

Porto 2018 - Gastronomia


Porto e 'francesinhas'... quem não conhece? É como ir a Roma e não ver o papa. Dietas à parte... depois de uma não há como falhar o piteu seguinte: as famosas bolas de berlim da Serrana, um dos mais belos cafés com arquitectura que só quem entra e sobe, descobre!
- José Leal

Porto 2018 - S. Bento Railway Station


Quem chega ao Porto e faz o transbordo de comboi pela estaçção de S. Bento, depara-se com a mais pura arte na azulejaria portuguesa. Arte na sua essência. Dariam quantos dias e quantos blocos de sketch?
José Leal

Porto 2018 - O velho Casario


"Quem vem e atravessa o rio... "
Sim deparea-se com o velho casario.
Velho, mas património de uma cidade que marca pelos contastes e texturas!
José Leal

Porto 2018 - Parabéns

Foi com agrado que soube que o Simposium USKP Internacional 2018 será na nobre e invicta cidade do Porto. Parabéns ao Porto e à USKPortugal. Numa recente deslocação ao Porto, tirei este apontamentos.

Até 2018... ou antes!



 José Leal




As Máscaras Transmontanas

Estive uns dias por Bragança e acabei fascinada pela loja de artesanato junto ao castelo e pelo Museu Ibérico da Máscara do Traje. Mais desenhos da viagem em breve :-)

máscaras usadas pelo Caretos


Careto
Careto é um personagem mascarado do carnaval de Trás-os-Montes.

Recorrente


Há locais onde vou voltando recorrentemente para desenhar e este é um deles. Há sempre mais um barco, menos um caimão ou mais uma grua que fazem com que nunca saiba o que vou encontrar e, apesar de desenhar no mesmo sitio, traz-me sempre uma sensação de novidade.

liberdade em Lisboa

On my visit to Portugal it has been a pleasure to meet Filipa Antunes as I follow her sketching online with great admiration. In particular her posts have inspired me to try applying a loose watercolour outline then some finer pen work later. It’s a great technique to loosen up—especially when straight lines are in your genes!



roygbiv

Parabéns Porto, parabéns Portugal

It’s great news that Porto has been chosen to host the 2018 USk International Symposium. I love sketching in Porto as it is the urban sketcher’s dream city. Compact in size yet rich in inspiration, I’m sure the meeting will be a great success. Até logo!


roygbiv





ramito




Ramito apanhado no chão das Conchas e feito em casa, com caneta preta.

 Andava cheia de dores no ombro esquerdo, ontem de manhã fui às urgências do hospital da Luz - artrose. Braço ao peito e um batalhão de medicamentos a tomar e gelo.

 Assim só posso fazer pequenos desenhos e a caneta, pelo menos vão-me entretendo pois não posso fazer quase nada, só com o braço direito. E este coitado anda numa fona!

domingo, 30 de julho de 2017

2 Cavalos no Concelho de Mafra

Terminou hoje o evento que espalhou 2 cavalos por todo o Concelho de Mafra, apesar do epicentro ser junto ao Parque de Campismo da Ericeira. Hoje houve um desfile em Mafra que terminou com o estacionamento de todos os participantes frente ao Palácio Nacional de Mafra. No interior do Palácio também estavam estacionados vários modelos. Com tantos carros as escolhas foram absolutamente aleatórias e subjetivas. Imagem o meu frenesim interior a desenhar um carro e a piscar o olho ao seguinte. Mas tive ajuda da Dina e da Inês Fereira que também desenharam alguns. Muitos parabéns à organização.



Aguarelas em Santa Cruz

Santa Cruz é como uma borboleta, de manhã está envolvida numa espessa neblina, por vezes chuvisca, antes do almoço começa a metamorfose e à tarde mostra as suas asas sobre o mar.
Está a decorrer o Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz com workshops e algumas demonstrações durante a semana até dia 6 de Agosto.
Hoje fui partilhar um Olá com alguns aguarelistas e sketchers presentes no evento e ainda fiquei por lá um pouco a desenhar entre conversa.
Estava muito convidativo, principalmente quando entre os copos da esplanada se começam a montar pequenos estúdios de aguarela :)

Elevador da Glória, Lisboa.

Elevador da Glória.
Como tinha o do Lavra na página ao lado assim um bocado pálido, pôs-se este, para fazer parelha.


Nós e os Cadernos



Ontem, eu, a Maria João, o António e o Paulo Mendes, lá nos fizemos à estrada com destino a Fão, para participarmos na segunda edição do "Nós e os Cadernos".
Contrariando o movimento geral em direcção ao rio, tomei o caminho oposto e embrenhei-me por aquelas ruelas pequeninas e simpáticas de que tanto gosto, acabando a manhã num pequeno largo onde se encontra a Igreja Matriz de Fão. Dois desenhos pela manhã, uau, é raro em mim... o ambiente era inspirador.



Depois do almoço, e enquanto esperávamos a camioneta que nos levaria ao segundo ponto de encontro do dia, os quatro da "cidade mais bonita do mundo e que algures em julho de 2018 terá a maior densidade de urban sketchers do planeta por metro quadrado", decidimos preencher aqueles 40 minutos com um desafiante jogo de executar desenhos de apenas 5 minutos, bem cronometrados. Fiquei bem surpreendido com as capacidades dos meus compinchas e percebi que tenho de repetir muitas vezes isto para melhorar. Na última página lá tive um menos mal que aguarelei posteriormente.
De tarde, pela Apúlia, vi-me em frente de uns belos moinhos plantados nas dunas, mas as estacas do passadiço trocaram-me os olhos e depois de ter desistido do primeiro desenho a grafite tentei segunda vez a caneta, mas mais valia ter ficado quieto.



No final, depois da debandada geral, ainda demos um passeio junto ao rio gastando a última adrenalina de um dia em cheio.



Para o ano, lá estarei novamente.

Lusófona Summer School - Urban Sketchers

Tive oportunidade e o privilégio de integrar o grupo de formadores da iniciativa Lusófona Summer School - Urban Sketchers
A minha sessão ocorreu no passado dia 21 de julho. Foi um misto de emoções, pois voltei à casa onde me formei enquanto arquitecto e foi aqui que despertei a minha paixão pelo desenho. Pela enorme gratidão que tenho à instituição, não podia rejeitar o convite da Filipa, por quem nutro profunda admiração, não apenas pela qualidade do desenho, mas também (e sobretudo) pelo trabalho que tem desenvolvido em prol do desenho de observação. 


 Para preparar o workshop, fiz alguns desenhos uns dias antes.

O 1º exercício - "Com Bic também se desenha"

Estação de Comboio Torres Vedras - A casa do administrador

3º Exercício - "Desenhar ao Contrário" - 1º a mancha e de seguida desenhar com a mão contrária à mão dominante.


Casa de praia entre Santa Cruz e Amoeiras. (com a mão esquerda)

Antes de iniciar a sessão, visitei o Museu Bordalo Pinheiro, acabando por decidir que a parte prática da sessão seria realizada neste espaço.


Quando cheguei, tive oportunidade de fazer este desenho rápido dos edifícios da Universidade.


A minha apresentação consistiu sobretudo no papel que o desenho assume no meu quotidiano, entre o lazer e a profissão. Após a apresentação seguiram-se os exercícios.

Os formandos acolheram muito bem os desafios. Um grupo fantástico, onde a maioria está a iniciar -se no desenho em cadernos, o que ajuda sempre - ainda não têm muitos vícios ou ideias pré-concebidas.
Estavam reunidos todos os ingredientes para uma manhã produtiva.

 

 

Durante os exercícios pediram-me para fazer um desenho rápido daquele local, para memória futura.


Depois da sessão, houve piquenique no Jardim do Campo Grande.
Obrigado a todos pela oportunidade e pela entrega.


Practicando com objetos comunes

Hoje como muitos domingos, acompanhéi a minha enamorada a fazer algum travalho no laboratorio, mientras ela toma conta das suas levaduras, eu aproveito umos dez minutos para fazer um croquis de cualquer cosa, para practicar e intentar melhorar!Esta manha a estrela foi esta calculadora verde que eu adoro por ter um color tan fixe. (Disculpen o escrito, estou a tentar melhorar esto tambem!).

("Hoy, como muchos domingos, acompañé a mi novia a hacer trabajo en el laboratorio, mientras ella cuida las levaduras, yo aprovecho unos diez minutos para hacer un sketch de cualquier cosa, para practicar e intentar mejorar! Esta mañana fue esta calculadora verde que me encanta por tener un color tan bonito")

Saludos a tudos!


Chicago 8 Symp, Pedro Cabral

Parabéns a toda a equipa dos USkP que organizou a proposta para o novo Symposium.
Todos ao Porto!