Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 30 de julho de 2017

Nós e os Cadernos



Ontem, eu, a Maria João, o António e o Paulo Mendes, lá nos fizemos à estrada com destino a Fão, para participarmos na segunda edição do "Nós e os Cadernos".
Contrariando o movimento geral em direcção ao rio, tomei o caminho oposto e embrenhei-me por aquelas ruelas pequeninas e simpáticas de que tanto gosto, acabando a manhã num pequeno largo onde se encontra a Igreja Matriz de Fão. Dois desenhos pela manhã, uau, é raro em mim... o ambiente era inspirador.



Depois do almoço, e enquanto esperávamos a camioneta que nos levaria ao segundo ponto de encontro do dia, os quatro da "cidade mais bonita do mundo e que algures em julho de 2018 terá a maior densidade de urban sketchers do planeta por metro quadrado", decidimos preencher aqueles 40 minutos com um desafiante jogo de executar desenhos de apenas 5 minutos, bem cronometrados. Fiquei bem surpreendido com as capacidades dos meus compinchas e percebi que tenho de repetir muitas vezes isto para melhorar. Na última página lá tive um menos mal que aguarelei posteriormente.
De tarde, pela Apúlia, vi-me em frente de uns belos moinhos plantados nas dunas, mas as estacas do passadiço trocaram-me os olhos e depois de ter desistido do primeiro desenho a grafite tentei segunda vez a caneta, mas mais valia ter ficado quieto.



No final, depois da debandada geral, ainda demos um passeio junto ao rio gastando a última adrenalina de um dia em cheio.



Para o ano, lá estarei novamente.

2 comentários:

André Duarte Baptista disse...

Estarás certamente. é impressionante acompanhar a tua evolução. parabéns

Rosário disse...

Desenhos que gosto!