Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A Baixa vista do Jardim de S. Pedro de Alcântara



Um dia estranho e solarengo atingiu a cidade quando o Pedro Alves e eu decidimos que era tempo de enfrentar o desafio de desenhar a jóia da coroa do portfolio de Roque Gameiro. Antes, tivemos o desafio menor de subir meia colina de São Roque. Andávamos a fugir a este desenho por causa do seu potencial consumo de tempo, mas fomos afortunados por um intervalo inesperadamente comprido no trabalho.

Do patamar elevado, com a baixa inteira aos nossos pés, conseguiamos apontar quase todos os locais onde tinhamos desenhado no trilho de Roque Gameiro pela Lisboa Velha. Foi a tarde perfeita para considerar a curva de aprendizagem que haviamos percorrido ao lidar com este desafio e para relembrar tudo o que este exercício nos trouxe. É devido um agradecimento final ao Pedro Cabral, que desafiou os desenhadores Portugueses a desbravar este trilho artístico.


6 comentários:

Pedro Ribeiro disse...

Espectacular!!! Os meus parabéns!

Celeste Vaz Ferreira disse...

Ver o vosso trabalho também foi uma aprendizagem esplêndida.

Maria Celeste disse...

...gosto muito...
...e a baixa é tão bonita vista daqui...

Pedro Alves disse...

Foi de facto um percurso fantástico. O melhor desafio de desenho que já participei e sem dúvida o mais gratificante. Foram umas horas de almoço muito bem aproveitadas e esta, sem duvida foi especial pela tarde livre neste dia anormal de sol, quando no dia anterior tinha caído alta chuvada... Acho que, juntamente com o Tomás, fizemos uma equipa de sonho para atacar este desafio. Quanto a este desenho, comentei assim que o acabaste ;)

Mário Linhares disse...

Realmente, este desenho do Roque Gameiro é inacreditável, mas olha que o teu também é assombroso!

Pedro Loureiro disse...

Obrigado a todos e temos de agradecer ao Pedro Cabral por este desafio! :)
Pedro e Tomás: high fives!