Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 19 de julho de 2016

Os 50 anos da ponte 25 de Abril


Depois de vários estudos e de várias localizações possíveis  para uma ponte sobre o rio Tejo, apenas em 1958 foi lançado um concurso público para a sua construção, ganho por uma empresa americana.
A 5 de Novembro de 1962 iniciaram-se os trabalhos que duraram menos de 4 anos. A ponte foi inaugurada a 6 de Agosto de 1966, com o nome de Ponte Salazar, pelo próprio Salazar. Vai comemorar portanto 50 anos.

Eu estive nessa inauguração com os meus colegas de liceu! O meu pai era apaixonado pela ponte, estava sempre a dizer-me: Isto é uma grande obra de engenharia! Acompanhou toda a construção, ia-me explicando as várias fases da obra, fui com ele ver as grandes caixas metálicas antes de serem afundadas para constituírem as sapatas dos pilares no leito do rio. No dia seguinte à inauguração era grátis passar a ponte, e lá fomos nós no Taunus 12m. Os desenhos que fiz são dedicados a ele.

Obrigada a toda a equipa das IP que nos acompanhou com tanta simpatia e disponibilidade e que fez deste um grande encontro!

Já de tarde, junto ao pilar sul tinha pensado desenhar as amarrações, a forma como ligavam ao maciço de betão. Mas com a vista maravilhosa entusiasmei-me e esqueci-me do meu primeiro objectivo!






...depois nos jardins das IP


7 comentários:

J.Espadaneira disse...

Desenhos com recordações são sempre melhores.

cláudia mestre disse...

Fernanda gosto muito dos desenhos! Lindos como já é habitual! Gostei muito das recordações que partilhaste. Bonito texto!

Mário Linhares disse...

Que post bonito Fernanda! Este é mesmo o caso em que o texto que acompanha os desenhos faz toda a diferença!!

Teresa Ruivo disse...

Concordo com todos :)

António Procópio disse...

Texto muito Bonito. Os desenhos são também a tua cara. Dos três destaco o terceiro que consegue captar de forma muito colorida o movimento da ponte.
Parabéns!

nelson paciencia disse...

Fartaste de trabalhar neste Sábado. QUe desenhos tão bons.

Luis Gabriel Marques disse...

Muito bons Fernanda! Frescos como sempre...