Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Nós fazemos Paisagem


Tenho andando a ler "A invenção da Paisagem" de Anne Cauquelin e a ideia de que nós «fazemos» paisagem têm-me permanecido no pensamento. Não é a noção de o fazer a desenhar, mas sim a de contextualizar, distanciar e enquadrar a paisagem mesmo sem o saber. Talvez a paisagem se apodere de nós primeiramente…

Não sei se já alguma teria publicado por aqui um desenho uma paisagem natural, sempre me foquei mais nas pessoas e na cidade, mas sinto cada vez mais uma necessidade de perceber o desenho da natureza. No fim-de-semana passado estive pelo Gerês e tive que tentar desenhar aquelas montanhas. O vento não facilitou a tarefa e deixou a sua marca nas páginas a fechar constantemente… revelou-se desafiante e tão mais difícil de que uma cidade… mal posso esperar por voltar lá e tentar de novo!


5 comentários:

Eduardo Salavisa disse...

E o resultado é fantástico. Transmite a tua luta com os elementos. Acho eu.

Teresa Ruivo disse...

O primeiro desenho está incrível.

Rosário disse...

Está mesmo bom!

Ana Crispim disse...

Excelente!!!

Maria Celeste disse...

...é paisagem,mas o desenho é dinamico...
...muito bom...