Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 5 de junho de 2016

16º Encontro USK AZ SMiguel | Desenhar com Helena Monteiro


O nosso 16ºencontro foi interessante e esteve bem «povoado» (embora a fotografia não registe todas as presenças). Para já, tivemos muita sorte com o tempo... abriu uma janela temporal (digo eu) que nos permitiu realizar - a seco - a maior parte do encontro e nos fez acreditar que a manhã de sábado foi proveitosa. Conjugámos a visita da Helena Monteiro a São Miguel com a nossa vontade de desenhar em conjunto. No jardim António Borges a Helena contou-nos um pouco da história da formação do grupo USK nacional e mostrou os seus cadernos. Falou de «truques» e de estratégias para dar a volta a algumas «fragilidades» e defendeu - no desenho - a importância do processo em prol do resultado final, incitando para a liberdade e vontade de desenhar. 



Eu desenhei muito pouco, mas ainda assim usei os carimbos que a «Senhora das árvores» trouxe e tentei explorar algumas das dicas que nos foram sugeridas. Fui apontando «coisas soltas» com o intuito de criar um contexto para a Helena e para o seu caderno de viagem a São Miguel... Obrigada HFM pela amabilidade e pela partilha!!
(Artline 200 Fine 0.4, Graph'it shake, posca sobre aguarela)                                                                                                                  |«in situ»|

2 comentários:

hfm disse...

Que grande manhã e que bom ver ali o nosso futuro.
Quem tem de agradecer sou eu. Obrigada.

André Duarte Baptista disse...

tudo perfeito