Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 8 de março de 2016

Tv. Santo Antão


Um dos muitos sítios que eu ainda desconheço apesar de estar ali mesmo ao lado. Raramente ia para estas zonas quando era jovem e foi uma agradável surpresa quando ontem o descobri. Ao acabar o esquisso, estava o Pedro Loureiro tipo ninja a esquissar-me... a esquissar... A cor foi dada apenas hoje, na esplanada perto do trabalho na companhia do Pedro Loureiro e do Eduardo Salavisa. As aguarelas são diferentes já ha algum tempo, agora tenho um kit da Rembrandt e uma Caneta Pilot Sign para dar os pretos extra, que tem uma tinta preta brilhante, lindissima e não é à prova de água.

7 comentários:

Maria Celeste disse...

...especialmente encantador...
...é bom tb saber as referencias do material...

Teresa Ruivo disse...

Com estas novas cores os desenhos ainda ficam melhores. Obg pelas referências

Suzana disse...

A composição está muito bonita e gosto muito de ver esses pretos mais profundos, cria um contraste muito bom!

USkP Convidado disse...

Concordo com a Susana, os pretos acrescentam uma outra profundidade. Também gosto bastante destas novas cores!
Celeste Vaz Ferreira

Rui Grilo disse...

A composição está perfeita e esta utilização ao mesmo tempo precisa e descontraída das aguarelas deixa-me cheio de vontade de aprender como é feita! :)

Pedro Alves disse...

Muito obrigado a todos! Rui, não tem nada que saber, uso um pincel médio e uma primeira camada cheia de água só com um pouco de cor, depois, com a folha bem encharcada (folha de 200g) é que vou começando a "pingar" cor mais pura que se vai dissolvendo na água da folha. É mesmo super descontraido e muitas vezes o desenho não fica como esperava mas é mesmo assim, vamos aprendendo com as nossas experiências ...

Marcelo de Deus disse...

Obrigado Pedro
pelos desenhos e pelas dicas