Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 7 de julho de 2015

Corpos ao sol


Fora dos registos arquitectónicos e paisagísticos, trago hoje um desenho de pessoas. Só de pessoas — distraídas, alheadas, a gozar a tranquilidade de uma piscina silenciosa. É engraçado observá-las a tomar banhos de sol, cada qual com o seu traje de banho, o seu corpo exposto, a sua intimidade a descoberto. Há-as altas e baixas, gordas e magras, velhas e novas. Mas todas se entregam ao culto do deus Sol, neste dolce far niente tão típico da estação.


E no mexe-que-mexe também todas se parecem: é um tormento desenhá-las, pois em 3 segundos já a mão está noutro lado, já o joelho subiu e o ombro desceu, já a cabeça se voltou escondendo as feições... As pernas desta senhora loura em primeiro plano, por exemplo, foram completamente inventadas. Estava eu a rabiscar a parte de baixo do biquini encarnado quando ela se afastou. Não tive outro remédio senão fazer-lhe este par de cilindros, que ainda por cima chocaram com a tumbona (isto foi em Baiona, na Galiza) da outra banhista a ler... Enfim, desditas de uma sketcher lenta demais para organismos móveis!

6 comentários:

Pedro disse...

... e mesmo assim ficaram uns lindos desenhos.

Teresa Ruivo disse...

A praia é fantástica para desenhar... O meu preferido é o rapaz deitado na esperguiçadeira!

Suzana disse...

Estão ótimos! é deixa-los adormecer que não se mechem tanto eheh :)

Fátima Santos disse...

desenhar na praia é uma tentação enorme a que não me faço rogada :) http://intimarte.blogspot.pt/2015/07/gente-na-praia.html
e destes seus Miú, gosto demais do rabo de biquini verde e da bocha encostada à paliçada eheheh mal eles sabem...

José Barreiros disse...

Bons desenhos mesmo com movimento. tenho o mesmo problema. Daí que procuro os dorminhocos, leitores, telemoveiros...mais ocnfortável.

Miú disse...

Pedro, muito obrigada!
Teresa, tens razão: as praias e piscinas são sessões de modelo ao vivo gratuitas, eheh!
Suzana, às vezes até apetece pôr-lhes um sonífero na bebida. :)
Fátima, concordo consigo: a rapariga do biquini verde tinha um senhor rabo, ahahah! Fui espreitar o seu blogue e adorei os seus desenhos "playeros". Muito bem!
José, obrigada! É pelo mesmo motivo que ali tenho dois dorminhocos, uma leitora e vários...hum, pasmados! :)