Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Autorretrato | DESAFIO USkP 55

Não tenho tido muito tempo para digitalizar desenhos ou para me debruçar sobre o desenho «in situ». Como este desafio é autorretrato e porque eu de vez em quando «olho para o meu umbigo» com a angustia de não saber o que fazer, vou tendo alguns desenhos - do género - em cadernos e outros suportes onde uso os mais diversos materiais. Este desenho, encontrei-o solto dentro de um caderno, ainda assim,  julgo que encaixa neste desafio. É uma tentativa de retrato que fiz sobre um postal antigo ou envelhecido que encontrei à venda num quiosque nas férias do verão passado. Era um daqueles postais que não se vendem com a finalidade a que se destinam porque estava gasto pelo tempo e pelo sol. Para mim, revelou-se instantaneamente como um suporte interessante a aguardar por um momento de autorreflexão. Ora a temática é essa mesma, a obsessão de desenhar sobre coisas já usadas, desenhadas, gastas, velhas ou novas. Neste caso, o retrato é contextualizado porque, mesmo que não se perceba, registo-me sobre a paisagem num local que tive vontade de não esquecer (...). Ao peito - do lado esquerdo - como se do coração se tratasse: o meu crachá USK. O  meu olhar  mergulha no amarelo das lentes e acentua, subjetivamente, uma preferência cromática e... o resto é a escrita despreocupada pela experimentação.

(Marcador Posca branco, preto e amarelo s/ postal )                                                                                                                       | «in situ» |

3 comentários:

Luís Ançã disse...

Interessante. Desenhar sobre "sobre coisas já usadas, gastas, velhas ou novas" funciona como uma metáfora sobre o conhecimento.

Maria Celeste disse...

...desenhar sobre uma retrospetiva ...
...gosto da ideia e do auto retrato...

Teresa Ruivo disse...

Também gosto deste desenho!