Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 31 de março de 2015

Encontro 75º - Reabilitação Urbana



 Estes dois primeiros desenhos foram feitos momentos antes do encontro durante o periodo de almoço. Como vim de Sintra, parei no Rossio para o primeiro desenho e durante o almoço numa esplanada da Rua da Vitória, fiz o segundo. Não tanto pela reabilitação fisica da cidade mas mais pela humana. Há uns anos que não passava pela Baixa num Domingo de manhã e foi um choque ver todo aquele movimento turistico que estamos habituados a ver em Londres, Paris ou Roma. Há uns 10 anos atrás, a Baixa de Lisboa era um deserto fora da hora de expediente... 


E aqui foi o ínicio... O desenho que andava há que tempos para fazer, desde que o Odeon apareceu nas notícias e não pelos melhores motivos...


Aqui, tive uma visita bem agradável dos meus pais, que aproveitei para beber um copo e por a conversa em dia. Enquanto eles foram ao Multibanco, aproveitei para um esquisso mega-rápido da rua, encostado à porta do edifício de cima.


Aqui, a praça dos Restauradores, debaixo de um sol infernal... Esta praça serviu para reabilitar a nação a 1 de Dezembro de 1640 e surge actualmente ainda mais reabilitada com uma vida que outrora não tinha. Os novos hotéis, as novas valências e os novos espaços contribuíram para isso. (já não vinha para Lisboa passear há mesmo muito tempo arre...)


Por fim, o Largo da Anunciada com o Elevador do Lavra, calçada que eu subia a pé vezes sem conta por não ter paciência (e muitas vezes dinheiro) para esperar pelo dito...

8 comentários:

nelson paciencia disse...

Estupendos! Todos.

hfm disse...

Ganda reportagem!

João Santos disse...

Epah que desenhaços!!

Alexandra Baptista disse...

*****

Alexandra Baptista disse...

É inquetionável a qualidade dos desenhos mas, se tivesse de escolher os meus preferidos seriam os 2º e 4º desenhos a contar de cima.

Maria Celeste disse...

...que desenhos fantásticos da nossa Baixa...
...ela já estava a ficar invejosa do Saldanha...

Pedro Alves disse...

Muito obrigado a todos! Alexandra, é um facto que há sempre alguma preocupação em produzir desenhos bonitos, mas o maior gozo é sempre quando desenhamos sem preocupações. Curiosamente, os 2º e 4º desenhos que mencionou foram aqueles em que me estava "nas tintas" (é mesmo a expressão adequada;) para o resultado final.

abnose disse...

sem palavras...