Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 15 de fevereiro de 2015

70º Encontro USkP - Grande Circo Místico


O primeiro desenho para aquecimento, enquanto via o material de cinema a ser retirado das carrinhas. A seguir, nas traseiras da tenda, o cenário cheio de adereços maravilhosos que retratam várias épocas, com carroças antigas, trouxas de roupa, banheiras e demais coisas para nos encher as folhas dos cadernos.


O início das filmagens com o realizador Cacá Diegues, assistentes de som e imagem, efeitos especiais e muitos pedidos para silêncio.


Tive a oportunidade de conversar com o rapaz que me autografou o desenho e que fazia de apresentador no filme e nesta altura se encontrava pendurado na escada de corda. Assistentes de figurinos, som, câmera, holofotes e muito "silêncio, acção".


Um encontro que adorei e que foi um desafio para desenhar no escuro das filmagens. Um ambiente frenético e mágico. E uma maneira bem diferente de vermos o Circo. Um obrigado à Teresa Ruivo pela oportunidade.

11 comentários:

Maria Celeste disse...

...belos desenhos ...
...estive no turno da tarde e também gostei muito...

zeta disse...

Uma boa reportagem de texto e de imagens...

Teresa Ruivo disse...

O rapaz, Celavi, chama-se Jesuíta Barbosa. O domador, Oto, chama-se Juliano Casarré. São dois actores muito conhecidos no Brasil. Obrigada por terem vindo!

Teresa Ruivo disse...

E belos desenhos!

matilde disse...

Bons desenhos.

hfm disse...

Belíssimo!

Rosário disse...

Bem bonito!

Miú disse...

O desenho das tralhas está giríssimo, Henrique.

Marilisa Mesquita disse...

gosto de todos, mas o das tralhas é o melhor ;)

Pedro disse...

Grande reportagem desenhada!

Manuela Rosa disse...

Tão bom ver este local pelo teu olhar! Bela reportagem!