Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Minas da Panasqueira

Estes desenhos foram feitos nas mini férias de final de ano, na minha terra as Minas da Panasqueira, localizada na Barroca Grande, concelho da Covilhã. Aqui explora-se o volfrâmio desde o início do século passado. Sempre me recordo dela assim... Já mudou de mãos muitas vezes, já fechou e reabriu. As instalações degradaram-se, mas também recuperações foram feitas nos antigos edifícios conforme a necessidade de os reutilizar. Mas as imagens chave continuam intocáveis na minha memória, ao longo destes quase 40 anos: as escombreiras de estéril com os montes de neblina ao fundo; os edifícios da lavaria revestidos a chapa de tons ocre e cinza; os dormitórios dos trabalhadores não residentes; os bairros dos trabalhadores, com aquele estilo tão britânico que reflete as politicas socias dos primeiros donos da empresa.
Estes desenhos deram-me imensa satisfação, porque finalmente proporcionaram-se as condições ideais para os fazer e aproveitei para explorar a aguarela só com o desenho de lápis . Não se veem pessoas porque de fato não se viam... por vezes parece mesmo uma aldeia fantasma!
http://suzananobredesenhos.blogspot.pt/


Parte das escombreiras que terminam numa barragem de lamas no seu sopé, a imagem mais marcante desta paisagem.


Uma pequena parte da lavaria, a mais marcante para mim.


Alguns do dormitórios já foram reabilitados para receber trabalhadores. Estes estavam abandonados.


Não me atrevi a fazer o bairro inteiro, consegui fazer dois grupos inteiros e já foi um desafio enorme de perspetivas e orientação das casas. Segundo o senhos Manuel consegui orientar-me e ainda identificou a sua casa :)

8 comentários:

nelson paciencia disse...

Uff! Que desenhos tão bons.

Maria Celeste disse...

...aguarelas lindíssimas...
...e acompanhadas de um texto que as enquadra...
...Parabéns...

Miú disse...

Oh! Aguarelas em base de lápis! Gostei muito. :)

Alexandra Baptista disse...

e muito aqui está, parabéns pelos desenhos!!

J.Espadaneira disse...

Belas aguarelas!

hfm disse...

Como gostei!

Suzana disse...

Obrigada :)

Rosário disse...

Muito bons! Gosto!