Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Os subúrbios ímpares de Lisboa


As redondezas de Lisboa estão polvilhadas de subúrbios de formas, feitios e tamanhos diferentes. Desde tapadas e florestas até dormitórios residenciais de alta densidade, desde bairros de barracas até árias industriais. Desde mansões e palacetes de frente marítima até vilas medievais absorvidas pela mancha urbana da Área Metropolitana de Lisboa. O Palácio de Queluz é um desses ímpares subúrbios. Um pequeno povoado vernáculo, acompanhado por um palácio real do século XVIII, uma versão reduzida dos grandes palácios contemporâneos europeus. Este binómio poder-povo surpreende-me sempre no urbanismo. A proximidade de casas populares e símbolos do poder cria espaços de confronto, onde a realidade acontece - como o largo em frente ao Palácio de S. Bento, palco de inúmeras manifestações anti-governamentais.



Depois, há o Magoito, uma aldeia à beira da praia, a norte de Sintra. Suficientemente próximo para se candidatar ao título de subúrbio de Lisboa, mas longe o suficiente para se sentir que se está a tirar umas férias da capital. As pessoas estavam envoltas num sfumato de pó e iodo, e o vento salgado ainda é o melhor Alka Seltzer. O sol escondia-se por detrás das nuvens, e quando isso acontece, é preciso ter cuidado com as queimaduras sorrateiras. As camadas de azul do céu e do mar fundiam-se no horizonte e só os body-boarders polvilhados no mar permitiam a distinção. A areia não estava amarela, mas branca e em tons de castanho-escuro, altos contrastes por causa do vento e das nuvens.


(http://pedromacloureiro.com/2014/07/the-odd-suburbs-of-lisboa/)



3 comentários:

nelson paciencia disse...

Hoje levas um comentário fora da caixa:
"Vai-te lixar com estes desenhos..."
Abraço.

Pedro Alves disse...

Os teus desenhos da malta são mesmo, mesmo TOP!

Pedro Loureiro disse...

Hehehe! Obrigados caríssimos! Um abraço