Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Mosteiro de São Bento de Cástris

Desafiaram os USKP a participar na II Residência Cisterciense de São Bento de Cástris, em Évora, no passado dia 20 de Setembro, sábado. Na sobreposição de agendas, decidiu-se que a participação seria assegurada por uma pequena representação de Sketchers do Alentejo.

Este ano de 2014, o tema da Residência foi: da Estética monástico-religiosa, com algum privilégio para as temáticas da Música.

A apropriação do espaço pelos sons, fazendo da música o fio condutor da Residência, através de comunicações temáticas mas, também, de audições seleccionadas e comentadas a partir do extenso, e mal conhecido, espólio musical desta Casa Cisterciense dar-nos-á a possibilidade de ouvir melhor as diversidades conjunturais e os seus ritmos, as dimensões de valorização patrimonial, acompanhadas de sugestões estéticas em vários domínios (desenho, pintura, escultura, pintura mural…) no sentido da fruição plena dos espaços.

Partilho alguns dos desenhos realizados, quer na preparação do evento com uma visita prévia (acompanhada do João Matos), quer do trabalho realizado no próprio dia, que apesar das ameaças da chuva, conseguimos fruir estes espaços do mosteiro acompanhados de reportório musical Cisterciense. O último desenho foi dentro da igreja do mosteiro a escutar o concerto de encerramento com vozes do grupo Ensemble Eborensis.
 
Mas, o último desenho mesmo, foi a seguir ao almoço preparado pelo grupo Caminheiros de Évora, no espaço envolvente à chamada Vacaria do Mosteiro.
 
 
 
 
 

6 comentários:

J.Espadaneira disse...

Bellíssimo!

Nuno Matos Silva disse...

Temas muito interessantes, bonitos desenhos. Mais um motivo para voltar a Évora

nelson paciencia disse...

Andas cheia de energia! O próximo encontro que fizerem também quero ir.

Maria Celeste disse...

...belos desenhos...

Rosário disse...

Sempre bonito desenhar por Évora!

Henrique Vogado disse...

Desenhos num contexto lindíssimo. Motivos para desenhar calmamente e com todos os sentidos.