Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

quarta-feira, 5 de março de 2014

Savannah - part 1

No passado fim de semana estive em Savannah, reunido com a direção dos Urban Sketchers a planear o futuro. A minha pasta resume-se à educação, mas acontece que a educação é a prioridade do trabalho que os Urban Sketchers fazem enquanto associação sem fins lucrativos. Por isso é que temos os Simpósios internacionais e os workshops oficiais.
Muito bem, para o futuro, algumas novidades virão no que respeita a projectos formativos. Um deles, algo inovador e nunca antes experimentado irá acontecer em Lisboa como projecto Piloto, ou não fôssemos nós uma das comunidades USk mais activas do planeta!

Estejam atentos. 2014/2015 são anos que se querem muito audazes para todos nós! :)

Quanto aos desenhos que fiz por lá:
 Os bilhetes de avião e a frente ribeirinha de Savannah. É uma zona muito histórica com a tradição do comércio de algodão. O rio tem uma ponte igual à nossa Vasco da Gama. 

O primeiro director do Museu Telfair fez uma viagem à Europa para comprar obras de arte e levá-las para Savannah. Só quando estamos em museus destes, com cópias em vez de originais é que nos damos conta da sorte que temos na Europa, com estas nossas raízes bem fortes.
O parquímetro típico dos Estados Unidos está a desaparecer. Dizem que vai ser substituído por outros de ticket, como os nossos... 

Na primeira noite, jantei numa pizzeria com o Kip Bradley, urban sketcher local, que me deu a conhecer a cidade. 

Foram dias de intenso trabalho e, sempre que podia, saía para desenhar. Por isso as páginas iam ficando com pequenos apontamentos. O edifício que pertence à SCAD, a escola de Artes Visuais da cidade (que é uma referência) tem comprado edifícios degradados em vez de construir um grande pólo universitário. Pareceu-me uma estratégia muito inteligente. A cidade não fica descaracterizada, antes pelo contrário - vai sendo recuperada - e faz com que existam alunos a circular a pé, de bicicleta ou de autocarro por toda a cidade, já que são dezenas os edifícios que têm.

To be continued...
(as soon as possible) 

12 comentários:

nelson paciencia disse...

Belíssimo trabalho Mário! E óptimos desenhos claro.
Ficamos à espera do projecto piloto em Lisboa, havemos de fazer um brilharete.

Suzana disse...

Desejosa de conhecer essas novidades :) Gostei dos desenhos e das pequenas histórias que os acompanham.

hfm disse...

Obrigada pela partilha. Belíssimos registos!

J.Espadaneira disse...

Miam... abriu-me o apetite!

Maria Celeste disse...

...deve ser uma linda cidade azul e verde...
...e a cidade mais antiga dos EUA ser um campus universitário é fabuloso...
...obrigada Mário pelos desenhos e textos...

boto.com disse...

O registo é muito bom Mário! Fiquei curioso e em pulgas para conhecer essas novidades!

dilar pereira disse...

belas páginas!Gostei muito.Aguardo com curiosidade o resto da história...

Fernanda Lamelas disse...

Muito bem representado o nosso país! Ficamos à espera das novidades e de mais desenhos...

Manuela Rosa disse...

Uma viagem relâmpago cheia de novidades, ainda para mais para a nossa bela cidade de Lisboa! Só tu para nos motivares ainda mais! Os desenhos são lindos de se ver - tem de ser com minúcia para aproveitar cada traço e mancha de cor. Parabéns por tudo: ideias, projetos e desenhos!

Luís Ançã disse...

Bela reportagem.

Mário Linhares disse...

Obrigado a todos.
Vamos rebentar com todas as expectativas! De certeza! :)

Constança disse...

Ola Ola Mario, e que tal a "minha cidade"? Foi em Savannah que vivi durante 4 anos ate ao ano passado, que me mudei para Boston. Que pena que o encontro foi logo este ano que ja la nao estava! Tive mesmo pena de perder este evento! Espero que tenha corrido bem :) e que tenham gostado de Savannah, Georgia :)