Os Urban Sketchers Portugal lançaram o repto e poucos meses depois do encontro nas ruas de São Bento foi inaugurada uma exposição a que assistiu o Presidente da Fundação Mário Soares. O convite partiu do Arquivo e Biblioteca da Fundação Mário Soares aos Urban Sketchers Portugal. A Fundação teve como intenção mostrar ao público o trabalho contemporâneo dos USKP iniciado ainda no século passado em Portugal através de ilustrações e de registos gráficos em cadernos adequados. Desse envolvimento mais de quarenta desenhadores produziram cerca de 150 desenhos.
A Fundação Mário Soares exerce a sua atividade, desde 1996, na Rua de S. Bento, em Lisboa, frente à Assembleia da República.
Uma parte das escadarias de S.Bento.
Numa opinião estritamente pessoal não desejo tecer elogios, explanar ideias filosóficas, políticas ou abordar situações inerentes ao antigo Presidente da República Portuguesa lucrando com a oportunidade deste comentário. Simplesmente, Mário Soares tem vindo a acarinhar de modo apreciável os eventos ocasionados no campo das artes, marcando a sua presença nas inaugurações quer na Fundação, quer noutras Instituições como a SNBA que por diversas vezes presenciei.
O espaço, o trabalho técnico de reprodução e tratamento das imagens realizado por António Coelho, assim como o empenhamento de uma determinada equipa de pessoas que trabalharam e nos acompanharam nesta ocasião, merecem consideração por esta circunstância ter sido concretizada. Com efeito, estou grata relativamente à hipótese dessa minha intervenção participando nessa exposição.
Nesta página da atual exposição " nas Ruas de S. Bento", aguardando o desfecho aqui fica o meu contributo com os seguintes desenhos. O encerramento previsto nesta semana coincidirá com programação de festejos
no Poço dos Negros, com o 43º do Encontro dos SKETCHERS e ainda um valente horário de
participação dos USKP com os seus cadernos).
De destacar, esta
foi a segunda exposição coletiva dos USKP. A primeira surgiu na Galeria da FBAL
com desenhos das fachadas da Rua Augusta, consequente do X Encontro dos USKP em
Out 2010. Os organizadores contribuíram com eficácia para que de 2 a 18 Fev
2011 o projeto se firmasse com resultados positivos, por via de inúmeros
trabalhos exibidos. Também fui incluída na lista dos participantes no bonito cartaz alusivo ao
acontecimento afixado junto ao Largo da Academia Nacional de Belas--Artes, em Lisboa.

2 comentários:
Ainda houve outra exposição colectiva dos UsKP, Zeta: A de Santiago do Cacém. E foi um excelente encontro.
...foi bom este ponto da situação tão oportuno...
Enviar um comentário