Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 3 de agosto de 2013

Hábitos



O retiro de diários gráficos na Casa Velha foi uma oportunidade para enraizar velhos hábitos e eventualmente criar novos.
Entre outros consegui fazer um desenho num género que me sinto muito confortável mas que já há algum tempo não fazia, com um desenho cuidado e um investimento de tempo na pintura.
Por outro lado tive oportunidade de experimentar algo que ainda me faltava: desenhar automóveis. Era um tractor (mas de qualquer forma enquadra-se no tema) e permitiu testar a minha paciência para desenhar as peças do motor e avaliar as dificuldades a desenhar rodas. A verdade é que senti um enorme prazer a fazer este desenho, pelo que tenho que escolher mais vezes este género de motivo.

10 comentários:

AnaGF disse...

Os desenhos estão lindos! Posso perguntar que tipo de caneta preta usou no primeiro? Alguns dos traços (nomeadamente na vegetação) parecem feitos com pincel.
Obrigada.

Maria Celeste disse...

...acho muito difícil desenhar carros...
...mas o teu desenho serve de estimulo...

J.Espadaneira disse...

e que bem que saíram...

USkP Convidado disse...

muito bom. gosto dos desenhos onde se pintam só algumas partes para dar relevo.

Mário Linhares disse...

Bom trabalho Filipe. Continua a investir nos automóveis que o resultado será sempre a melhorar!

Suzana disse...

Gosto muito da expressão do desenho da casa... automóveis foi algo que nunca me atrevi a fazer :)

Filipe Almeida disse...

Ana GF
O primeiro desenho foi feito com a caneta-pincel de tinta da china da Pentel.

Pedro Loureiro disse...

A paisagem está espectacular! E o tractor dá até vontade de desenhar a partir do teu desenho

Ana Barbosa disse...

Valeu a pena a paciência... está 5 estrelas!

Rita disse...

Estão muito giros. Gosto sobretudo da experiência com o tractor! As rodas tortas ficam sempre bem! Eu gosto! :D