Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Rui Toscano na Culturgest



No âmbito duma parceria entre a Culturgest e a Nextart decorreu nos dias 13 e 14 de Fevereiro, na Culturgest, um workshop de desenho com base na exposição Esculturas Sonoras de Rui Toscano tendo em vista fomentar o uso do Diário Gráfico.




















Após um desenho de apresentação foi-nos proposto que escolhêssemos uma das esculturas e a desenhássemos de vários pontos de vista. Incluindo vistas menos óbvias como a parte de trás da escultura.






















Foi interessante olhar as esculturas como objectos de desenho, valorizar o som como parte do projecto artístico e partilhar o espaço com outros desenhadores.

4 comentários:

Maria Celeste disse...

...tenho que ir ver para entender melhor...

Unknown disse...

Belos desenhos, parabéns!

Rita Caré disse...

Filipe, gosto muito da expressividade que sobressai dos teus desenhos. Acho que consegues captar mesmo bem a perspectiva!
Não publicas os do segundo dia?
Tenho de digitalizar os meus e publicar aqui :)

Filipe Pinto disse...

Pois não publiquei Rita, porque não gostei do resultado do segundo dia. Fiquei com a sensação de ter falhado a cartografia sonora, e ter feito uma transcrição sonora ou algo semelhante, mas o desafio não era fácil...