Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 18 de agosto de 2012

Onde está o frio?


Três semanas depois de chegar à Suécia, já na qualidade de emigrante, encontrei-me pela segunda vez - a primeira há alguns meses atrás - com urban sketchers locais. O Urban Sketchers Skåne é o único capítulo dos Urban Sketchers do país nórdico. Skåne é a sua região meridional, pequena península dentro da maior península escandinava. Desta vez, apenas o Olaf conseguiu comparecer. Propôs uma viagem à costa sul, a Ystad, donde saem barcos para a Polónia. Desafiei o Olaf a atacarmos o Ford Anglia beige que encontramos perto da Sankta Maria Kyrka - um Ford fabricado para ingleses.


Perto do porto de embarque, a silhueta de silos de betão esticava-se sobre o Báltico para espreitar a costa alemã. Há muito sol, muito brilhante e intenso. A menor espessura da atmosfera deve ter algo a ver com a torreira que se sente ao sol.


Pouco depois, fomos levados pela Karin - designer de jardins e sketcher ocasional - para a sua casa de campo. As paisagens que nos rodeavam tinham qualquer coisa de Alentejo, as searas douradas, tufos de mata verde no horizonte, cavalos polvilhados pelo terreno anexo. Só os arbustos que serviam de sebes eram novidade, carregados de bagas várias suculentas.


Perto do fim, e antes das delícias do churrasco ao ar livre, o Olaf motivava-se a si mesmo a ser arrojado, na sua mini-cadeira de desenhador contemplativo.

(Postado também em Urban Sketchers Skåne)

3 comentários:

Maria Celeste disse...

...só um verdadeiro Sketcher consegue ver o Alentejo aí na Suécia...
...parabéns e bom trabalho aí pelo grande norte...

Pedro Loureiro disse...

Na realidade, foi a minha namorada - alentejana - que notou as semelhanças. De qualquer forma obrigado!

Cesar disse...

Magníficos sketches estes do "Alentejo" sueco! :)