Menu superior
- Início
- Sobre os USkP
- Junta-te aos USkP
- Agenda dos Sketchers
- Iniciativas
- Sketchers no mundo
- Contactos
Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.
John Ruskin, intelectual inglês do século XIX
Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.
Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio
quinta-feira, 31 de março de 2011
A Gare Marítima é uma fronteira em vias de desactivação, em breve não precisaremos mais de passaporte para ver os painéis do Almada. Os refugiados fugidos da segunda guerra despediram-se ali do continente europeu mas não chegaram a ver edificada a Gare do Pardal Monteiro. Nós sim, para muitos que embarcaram para outras guerras esse foi o ultimo chão português.
Nossa Senhora da Nazaré.
Challenge XLII - Património Arquitectónico
Há uns dias atrás o 'meu' 12ºano foi desenhar fachadas da Av.Central de Braga, património por excelência do centro histórico desta cidade.
Aqui ficam alguns exemplos...
Aqui ficam alguns exemplos...
Cortinhal
Escultura do Arquitecto e Escultor fangueiro Ascânio Monteiro. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Confesso que não morro de amores por ela…
Desenho feito num caderno Moleskine A4. Fão, Portugal, 31.03.2011
Respondendo ao Challenge XLII do 2º aniversário: -Património arquitectónico
quarta-feira, 30 de março de 2011
Challenge XLII
CHALLENGE XLII
Challenge XLII : Ascensor da Glória.
terça-feira, 29 de março de 2011
Vista da casa a minha tia
A minha tia mora numa mas pontas de lisboa e a cozinha dela tem uma grande vista com os prédios dos subúrbios, como passo muito tempo em casa dela e o meu primo estava a dormir achei que estava na altura de desenhar a vista, não cheguei a pintar os prédios do fundo porque quando acabei cheguei a essa parte já estava nevoeiro e não se via nada
O meu carro fica sempre na mesma esquina, aqui defronte, de 6ª a 2ª feira, com o focinho de fora. É isto que vejo sentada no carro estacionado, cada vez que chego ou parto!... isto também quer dizer que há 6 meses que adio desenhar a torre da Igreja da Misericórdia da Ericeira.
Mais 1 ano de desenhos: Com este desenho termino o caderno "Windsor and Newton" que me acompanhou durante exactamente 1 ano! Deixa saudades pelo conteúdo e formato, a que me ajeitei muito bem.
Ana Salta
Ainda Londres
segunda-feira, 28 de março de 2011
Broas again....
..pois é...
mais um desenho da minha querida Broas... já a desenhei vezes sem conta, ficam aqui mais dois desenhos da minha terra, Sintra Saloia!!!
o primeiro é a lareira de Broas, é como eu lhe chamo, o segundo é o skyline das três árvores há entrada de Broas... é deslumbrante a paisagem, é na verdade um pouco do "sublime"!!! o sublime que muito resumidamente se encontra nas "coisas" pequenas, no pormenor...
...numa nuvem que parece árvore, num final de tarde assombroso, numa flor roxa a nascer por entre as pedras, no nevoeiro matinal da serra, no brilhar das luzes há noite...enfim, podia ficar aqui a minha vida.... vou procurar desenhar o sublime....
Challenge XLII : Serpa e o património arquitectónico.
Em Serpa, a Torre do Relógio, as muralhas de Serpa (ou parte delas onde está inserido o Espaço da Nora) e alguns elementos intra-muros todos classificados e/ou registados no IGESPAR.
domingo, 27 de março de 2011
Challenge XLII
Como não sei se vou poder responder a este desafio, ficam já aqui dois desenhos que fiz relativos ao nosso património. No primeiro a Sé do Porto, no segundo a bela da Torre de Belém.
A verdade é que é costumo focar-me mais nas pessoas do que nos edifícios ou locais, vamos ver se tenho oportunidade de contrariar um pouco esse "vício" e nesta quinzena desenhar alguma arquitectura.
Challenge XLII
Elaborado pelo Luís Ançã:
O NOSSO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO
Dia 26 de Março de 2011 é o 2º aniversário dos Urban Sketchers Portugal que já constitui um notável património. Comemoremos tal data olhando para o nosso património arquitectónico.
Por mais esquecido que esteja, há sempre um monumento num bairro, numa aldeia, numa vila, numa cidade ou mesmo longe e perdido da urbe, que faz parte do nosso património arquitectónico, da nossa história. Sugiro uma visita ao site do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) e do SIPA (Sistema de Informação para o Património Arquitectónico) para pesquisarmos monumentos na área pretendida.
O desafio é seleccionar monumentos, mesmo que não inventariados, e partir à aventura para os desenhar. Desenhá-los é eternizá-los.
Ps. Parabéns ao José Barreiros pelo desenho mais comentado no Challenge XLI. Devido a termos o flag dos 2 anos, este próximo ficará online apenas no próximo domingo.
sábado, 26 de março de 2011
Ainda o desenho de um pequeno Almoço tipico do Alentejo. Do tempo em que os queijos frescos ou como se diz por aqui - queijo mole - são de ovelha e frescos. Acompanha um pão caseiro da padaria de forno de lenha. Um pão escuro que não endurece.
Regamos com leite e café de cafeteira. O café que se fazia muito antes do café expresso ser corrente por estes lados.
Enfim, sabores de infancia que é bom recordar, e que partilho convosco.
Subscrever:
Mensagens (Atom)