Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

segunda-feira, 21 de março de 2022

Edição (a)Riscar o Património - Livro



O principal objectivo da organização do projecto (a)Riscar o Património, que teve início em 2014, é o de aproveitar a relação privilegiada entre património e o desenho, sensibilizar cada vez mais a comunidade para a importância e a diversidade das realidades que nos envolvem, construir um banco de desenhos de registo sobre o nosso património e promover paralelamente outras actividades, como encontros, debates e publicações.

Neste contexto, chegou agora o momento de publicar o livro que pretende sintetizar o espírito do projecto e que, para além de profusamente ilustrado, conta com os testemunhos daqueles que colaboram com a organização e que nela participam.

A materialização desta publicação, editada pela Caminho das Palavras, corresponde a uma aspiração que, desde cedo, se fez sentir; mas não revela senão uma parte das centenas de trabalhos dos participantes que, generosamente, emprestaram o seu talento e o seu empenho a este projecto. Muitos, infelizmente, ficaram de fora – mas todos, sem excepção, são cúmplices e parceiros desta aventura.

Prevê-se o lançamento do livro para o mês de Abril, estando já a pré-venda disponível aqui:

https://www.caminhodaspalavras.com/product-page/a-riscar-o-património-em-pré-venda

Coodenação: Margarida Botto e Jorge Vila Nova (DGPC – Direção-Geral do Património Cultural), André Pereira (Editora Caminho das Palavras)

Exposição (a)Riscar o Património em Ourém

 


A partir de 27 de Março 2022

Os desenhos feitos no encontro em Ourém, integrado na comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos, pode ser vistos nesta exposição no Castelo e Paço dos Condes.

De terça a domingo

Março: das 9h-13h - 14h-17h

Abril a Setembro: 10-13h - 14h-18h

Qta dos Ingleses

Ouro sobre azul, as cores que se complementam em memória da Ucrânea, registada nos cadernos aqui no extremo Oeste, numa luta bem mais pacifica, que deste modo nos parece até insignificante face à guerra travada no oposto extremo Leste deste velho continente, que continua sem se entender. Também nós continuamos sem entender como é possível decisores da nossa vida pública e do nosso bem estar, ainda desvalorizarem, aquilo que hoje nos parece ser tão mais importante e urgente que sempre a mesma equação do betão. Obrigado a todos que vieram à Quinta dos Ingleses, ESTAR, OBSERVAR e DESENHAR com as àrvores neste espaço tão vasto e tão único que ainda consegue reunir no mesmo perímetro o mar a praia o campo e a vila. Ainda é possivel salvar a Qta dos Ingleses!

USKP - 13 anos

 

Os USkP fazem 13 anos neste mês de Março.

Parabéns a todos nós!

Quinta dos Ingleses - SOS Carcavelos - 19 de Março

 





No sábado, dia 19 de Março, teve lugar o encontro e workshop na Quinta dos Ingleses em Carcavelos.

O João Catarino lançou 3 desafios e fez uma visita guiada explicando a origem do lugar e o propósito de se lutar pela preservação daquele pedaço de natureza que, infelizmente, está em risco de desaparecer.

Estiveram presentes alguns representantes  da Associação SOS Carcavelos numa tarde esplêndida e cheia de desenhos.

Lançámos, também, a sugestão de se usarem as cores azul e amarelo como solidariedade com o povo Ucraniano contra mais uma guerra cruel e sem razão.

Obrigado a todos os presentes.

Usem as etiquetas: #salvemcarcavelos #pelasarvores #pelapraia #porcarcavelos #nãoaobetão #salvemopinhal #sustentabilidade #cmc #Cascais
#urbansketchersportugal #uskp #uskportugal