Nunca encontrei ninguém completamente incapaz de aprender a desenhar.

John Ruskin, intelectual inglês do século XIX


Pensamos que o Diário Gráfico melhora a nossa observação, faz-nos desenhar mais e o compromisso de colaborar num blogue ainda mais acentua esse facto. A única condição para colaborar neste blogue é usar como suporte um caderno, bloco ou objecto semelhante: o Diário Gráfico.


Neste blogue só se publicam desenhos feitos de observação e no sítio

sábado, 25 de abril de 2020

Riscar o riscador com LIBERDADE

Neste dia em que se comemora a LIBERDADE deixo o meu desenho como resposta ao desafio do Filipe Almeida ,  o registo ocorreu através de uma linha contínua e ininterrupta - em ambiente cromático frio - porque nos encontramos perante este duradouro confinamento e, embora justificadamente, em contradição com o que outrora conquistámos.

25 de Abril Sempre!

Cumprindo a tradição de desenhar um cravo no dia 25 de Abril. Este ano com ecoline, para ficar mais vibrante.


Cumprindo abril


sexta-feira, 24 de abril de 2020

Riscar o Riscador

WebOficina proposta pelo Filipe Almeida. Obrigado Filipe.

Viva a roupa nos estendais!


Hoje dei uma facadinha na quarentena e fui a "uma certa loja" no Cacém !
E não fui sózinha, mas não vou ser delatora:)
Não resisto a uns belos estendais.
(O meu caderno "não cabe" no scanner. Se alguém tiver curiosidade em ver o desenho inteiro pode ir ao Instagram  @teresa,ruivo

Web Oficina 23 "Riscar o Riscador"

Um só risco e rápido sobre um suporte informal com uma aguada ligeira.

#weboficina23-Riscar o riscador- desafio de Filipe Almeida - #quarentenadesenhada



Riscar o riscador


Riscar o riscador


Weboficina 23 - Riscar o riscador

Temos por hábito olhar em nosso redor à procura de algo que nos chame a atenção, algo que nos pareça que vai encaixar no nosso caderno, algo que nos apeteça desenhar. O que permite que tal aconteça é o nosso material de desenho que, com certeza, a maioria de nós tem em maior quantidade do que aquilo que usa ou realmente necessita.

O nosso material permite-nos desenhar, mas raramente lhe prestamos atenção ao ponto de o desenharmos.

O que proponho é mostrarmos um pouco de amor pelo nosso material de desenho e aproveitá-lo como musa e modelo.
Por exemplo:
  - O nosso pincel favorito
  - Um conjunto de canetas
  - A paleta de aguarelas
  - Todos os anteriores ao molho
  - A gaveta aberta onde guardamos o nosso material
  - Pode até ser o local onde fazemos o "trabalho de casa", com o material espalhado

Mas atenção, a proposta vai um pouco mais além:
Os desenhos devem ser feitos sem que a caneta/lápis/pincel, etc. perca o contacto com o papel antes do desenho estar terminado., ou seja, a linha tem que ser continua do inicio ao fim. Por isso tentem ir completando o desenho por zonas, para não terem que lá voltar e deixarem um rasto/linha de um lado ao outro do caderno.

Eu não pintei os meus desenhos porque ando preguiçoso, mas apliquem cor nos vossos se vos apetecer, desde que seja com tons claros para que a linha e o seu percurso fiquem bem visíveis.

Divirtam-se!

(não se esqueçam das etiquetas: #quarentenadesenhada, #weboficinas e #weboficina23)